TOP-10 Treinadores: Valentyn pois claro!
 
Localização: HOME

TOP-10 Treinadores: Valentyn pois claro!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Valentyn Melnychuck é o homem que mais vezes orientou as selecções nacionais masculinas de Portugal. O técnico de origem ucraniana marcou presença no banco das nossas selecções em 127 jogos, 96 dos quais para liderar a equipa sénior.
 
A ligação do simpático treinador ucraniano ao nosso país é bem conhecida. Melnychuck veio para Portugal há já longos anos e apesar de ter liderado vários projectos em vários clubes do nosso país, será sobretudo relembrado pelo trabalho que exerceu nas nossas selecções nacionais. Para a história ficou o magnífico apuramento e a surpreendente campanha realizada pela equipa das quinas no Europeu de 2007, que teve lugar no país vizinho.
 
 
Infelizmente, o impacto mediático de tão fantástica prestação ficou aquém dos feitos alcançados. Feitos esses que deixaram praticamente toda a Europa de boca aberta, mas que em Portugal passaram despercebidos à maioria.
 
Valentyn lidera o Top-10 de treinadores com mais jogos à frente das selecções nacionais masculinas, contabilizando 127 jogos no total, 96 na selecção principal e 31 em equipas jovens.
 
 
No 2º posto destacado aparece Artur Lima, com 116 jogos à frente de várias selecções de formação maculinas. A sua ligação aos Centros de Alto Rendimento e o notável número de jogos alcançado por Artur Lima enquanto seleccionador de equipas de formação, fazem dele um dos homens, senão mesmo o homem por quem terá passado o maior número de talentos do nosso país nas últimas décadas.
 
Alfredo Almeida (83) e Adriano Baganha (77) são os nomes que se seguem nesta lista, ocupando respectivamente as 3ª e 4ª posições, sendo dois dos treinadores que por mais vezes orientaram a selecção principal de Portugal.
 
Logo de seguida surge Augusto Araújo (52), o primeiro dos selecionadores ainda em actividade. Augusto Araújo treina actualmente a selecção de sub-16, pelo que se perspectiva a sua subida neste Top-10.
 
Carlos Gonçalves (50), que no verão passado se viu ultrapassado por Augusto Araújo ocupa por enquanto o 6º lugar da tabela. Logo atrás segue Orlando Simões (45), actual timoneiro dos sub-20, depois da breve passagem à frente da selecção sénior. O trabalho de Orlando Simões nas selecções não se fica por aqui, tendo enquanto adjunto de Valentyn Melnychuk e posteriormente de Moncho Lopez, contabilizado 88 jogos ao serviço das selecções nacionais. Este número faz dele o 3º na lista dos treinadores-adjuntos nas selecções nacionais.
 
A terminar o Top-10 de seleccionadores, temos na 8ª posição o treinador de origem Checa, Vladimir Heger, que orientou por 43 vezes selecções nacionais portuguesas. E no 9º lugar, surgem empatados o actual seleccionador nacional, o espanhol Moncho Lopez e o seu actual adjunto, Rui Alves, ambos com 34 “internacionalizações”.
 
Relativamente ao Top-10 dos treinadores-adjuntos, a lista é liderada por Júlio Silva, com 118 jogos no total, todos eles ao serviço de selecções de formação e resultantes sobretudo, do seu trabalho nos Centros de Alto Rendimento. José Salgueiro ocupa o 2º lugar desta lista, com trabalho realizado como adjunto das selecções jovens (44 jogos) e ainda mais enquanto adjunto da selecção sénior (63), para um total de 107 presenças.
 
Na lista, segue-se no 3º posto o já citado Orlando Simões (88). No 4º lugar surge Rui Alves (55), actual adjunto de Moncho Lopez e a fechar o Top-5 com 47 jogos está Tam Ling.
 
A lista prossegue com Alfredo Almeida (46), Sérgio Fraga (42), Rui Miranda (34), João Costeira (33) e Carlos Cabral (30).
 
De notar que todos os dados apresentados neste artigo e nos artigos apresentados anteriormente sob este mesmo tema, se baseiam em dados oficiais da Federação Portuguesa de Basquetebol actualizados no mês de Outubro de 2009.
 
 
Artigos Relacionados
--- 
TOP-10 internacionais portugueses
 
TOP-10 Feminino: Susana Soares é a mais internacional
 
TOP-10 Masculino: Afinal quem é o mais internacional?
 
TOP-10 Treinadores: José Leite lidera claramente
 
 
 
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária