Ricky Rubio - "El Prodigio"
 
Localização: HOME

Ricky Rubio - "El Prodigio"

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

 
A um mês de começar a época 2008/09 da Liga ACB, poucos são os que ainda não viram ou que não ouviram falar do jovem espanhol Ricard Rubio, ou se preferirem, Ricky Rubio ‘El Prodigio’.

Aos 17 anos de idade, Ricky Rubio é um dos nomes mais falados no mundo do basquetebol e tem encantado adeptos, treinadores, jogadores (tanto colegas de equipa como adversários), observadores, jornalistas e analistas. E não é para menos, já que o catalão tem vindo a mostrar, nos últimos 3 anos, uma capacidade para jogar e entender o jogo, fora do normal para um rapaz da sua idade.

Tudo começou com a sua estreia pela equipa profissional de Badalona, o DKV Joventut, corria a época de 2005/06. Ricky tinha então 14 anos, 11 meses e 24 dias quando se estreou pela sua actual equipa, batendo assim o recorde de precocidade que até então pertencia a...Marc Rubio, seu irmão! Desde então Ricky tem impressionado pelo que consegue fazer com uma bola de basket e 4 colegas de equipa, jogando não contra rapazes da sua idade, mas contra adversários 5, 10, 15 anos mais velhos que ele!

E nas três épocas que Rubio leva a jogar pelo DKV Joventut, não houve uma única em que ‘El Prodigio’ não deixasse a sua marca de forma bem vincada: na época em que bateu o recorde de precocidade da ACB, foi o grande protagonista do Europeu de Sub16 ao roubar o título à Rússia com uma exibição de sonho – 51 pontos, 24 ressaltos, 12 assistências, 7 roubos de bola e triplo do meio-campo decisivo a levar jogo a prolongamento. No ano seguinte, com 16 anos, foi apenas o jogador com melhor média de roubos de bola por jogo durante a Fase Regular da Euroliga. Nesta época recebeu ainda o prémio de Jogador Revelação da ACB. Finalmente, em 2007/08, foi eleito para o Quinteto Ideal da ACB, contribuiu de forma decisiva para o sucesso da sua equipa (venceram Copa del Rey, ULEB Cup, chegaram meias-finais da ACB). E como se não bastasse, foi convocado para a equipa olímpica de Espanha, tendo inclusive começado de início o jogo da épica Final frente aos EUA.

E foi precisamente no Torneio Olímpico que Rubio mostrou que todo o alarido à sua volta não é em vão, e que os seus atributos não estão a ser extrapolados pela imprensa espanhola ou europeia. Ricky Rubio merece mesmo a alcunha de ‘El Prodigio’ e as suas exibições valeram-lhe elogios de Kobe Bryant, Mike Krzyewski, e ainda dissiparam todas as dúvidas dos que achavam que frente aos melhores do Mundo, Rubio iria tremer e não conseguiria jogar como habitualmente o faz. Mas o impressionante à vontade com que esteve em campo, o facto de apenas ter cometido 2 turnovers em 29 minutos frente a jogadores que causaram grandes problemas a todos os seus adversários quando decidiam defender a sério, e a maneira como conseguiu liderar tanto o ataque como a defesa da sua equipa mostraram que Rubio é mesmo bom e que merece toda a atenção que tem recebido.

A capacidade que tem de mudar o rumo e o ritmo de jogo a partir da defesa é impressionante! A sua visão de jogo e a capacidade que tem de o entender, tanto a defender como a atacar, deliciam qualquer amante do jogo. A leitura correcta que faz de quase todos os lances permite-lhe servir colegas para um cesto fácil ou roubar um passe adversário que parecia seguro. Não se encolhe quando é pressionado pelos adversários e o seu controlo de bola e a tal leitura de jogo permitem que escolha quase sempre a opção correcta para superar a defesa adversária. As suas constantes penetrações para o cesto tanto podem acabar com uma bandeja ou com uma assistência para os seus colegas. Falta-lhe melhorar o seu lançamento exterior para ser ainda mais perigoso ofensivamente.

Este ano, e depois da saída de Rudy Fernandez, prepara-se para ser uma das principais figuras do DKV Joventut e enquanto a política do clube ainda não permite que dê entrevistas devido à sua idade, Rubio tem aproveitado para se concentrar no jogo dentro de campo e nos jogos de pré-temporada que já realizou demonstrou que vai assumir essa responsabilidade como se se tratasse de um veterano. A NBA está à sua espera e deverá ser o seu destino nos próximos anos, mas por enquanto vai continuar a jogar na Europa, onde já é uma das principais figuras – recentemente foi criado o ‘Club de Fans de Ricky Rubio’, que à data da inauguração oficial contava com 380 membros.

 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária