Rudymania continua, agora em Portland
 
Localização: HOME

Rudymania continua, agora em Portland

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 
Um dos melhores jogadores europeus da actualidade está de partida do Velho Continente - em busca do 'sonho americano' Rudy Fernandez voa de Badalona para Portland onde se irá juntar ao seu compatriota Sergio Rodriguez e a um conjunto de promissores jogadores que poderão dar que falar num futuro próximo na NBA.
 
Rudy Fernandez chegou a Badalona com apenas 12 anos de idade, e aos 17 fazia a estreia pela equipa profissional da Penya o DKV Joventut, corria a época de 2001/02. No entanto, foi com 18 anos de idade que surgiu o seu primeiro grande momento enquanto jogador da principal equipa de Badalona - na Final da Taça do Rei de 2004, disputada em Sevilha, a sua equipa defrontava o poderoso TAU Ceramica, então orientado por Dusko Ivanovic e que contava com jogadores como Calderon, Scola, Nocioni e Macijauskas. Num jogo espectacular e em que os de Vitoria acabaram por ser mais fortes e vencer por 81-77, Rudy Fernandez foi consagrado como o MVP da competição depois de ter mostrado alguns dos lances que se tornaram imagens de marca do extremo espanhol - alley-oop após corte nas costas do defensor, triplos de longa distância, e movimentações constantes sem bola.

Desde então, o jogo de Rudy Fernandez tem evoluído de época para época, e foi sem surpresa que passou a ser um dos preferidos do público da Penya que aos poucos voltou a encher o Pavilhão Municipal dos Desportos de Badalona. O protagonismo de Rudy era cada vez maior e sob o comando de Aito G. Reneses o jovem foi-se tornando numa das principais figuras da ACB. De tal maneira que na época de 2007/08 foi novamente o MVP da Taça do Rei, e juntou ainda a esse troféu individual os títulos de MVP da Taça ULEB, eleito para o Quinteto Ideal da ACB e foi ainda o melhor marcador do campeonato. A par disso, conseguiu finalmente alguns sucessos colectivos com o seu Joventut, já que venceram a Taça do Rei e a Taça ULEB.

Após a época da ACB ter terminado, e apesar das inúmeras demonstrações e pedidos dos adeptos do Joventut para que o número 5 da Penya se mantivesse em Badalona, Rudy Fernandez achou que estava na altura de aceitar um novo desafio: rumar aos Estados Unidos da América para competir na NBA. Escolhido pelos Phoenix Suns na 24ª posição da 1ª ronda do Draft de 2007, pensava-se que Rudy iria encaixar perfeitamente no estilo de jogo da equipa do Arizona. No entanto, os direitos do extremo espanhol foram transferidos para os Portland Trail Blazers, equipa que conta com um lote de jogadores com elevado potencial e vistas como uma das mais entusiasmantes equipas da NBA.

Ao longo do ano, os meios de comunicação social norte-americanos começaram a dar alguma atenção a Rudy. Queriam saber se toda a atenção que recebia na Europa, se tudo aquilo que dele se falava era mesmo verdade, e se poderia ter algum impacto na NBA. E apesar das eternas desconfianças de tudo o que é externo, os analistas começaram a render-se às capacidades de Rudy Fernandez e em Portland foram surgindo campanhas de imagem e comunicação para proclamar o seu novo reforço internacional.

No entanto, e para o caso de nem todos acreditarem que o rapaz é mesmo bom e que era capaz de jogar contra os melhores, Rudy aproveitou da melhor forma o Torneio Olímpico, nomeadamente a Final, para mostrar que joga de igual para igual com os melhores do Mundo, que não tem medo de os defrontar, de lançar na frente deles, de penetrar e lançar no meio das torres, ou de afundar e garantir que Dwight Howard iria figurar num dos melhores posters das Olimpíadas de Pequim. Depois dos Jogos de Pequim, poucas dúvidas ficaram acerca da qualidade do extremo espanhol, e as suas exibições até tiraram o sono ao seu novo treinador, Nate McMillan.

Agora, resta saber como Rudy se vai integrar numa equipa na qual os sistemas ofensivos não irão ser criados para si. E apesar de Nate McMillan ter afirmado que Rudy irá ter um importante papel na equipa, jogando vários minutos, é quase certo que terá de entrar progressivamente no sistema de rotação de jogadores da sua equipa, partindo do banco de suplentes e aproveitando todos os minutos para mostrar do que é capaz até assumir um papel de maior destaque na sua equipa. Qualidade para isso não lhe falta....
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária