Basket na Rede: BASKETOTAL.com
 
Localização: HOME

Basket na Rede: BASKETOTAL.com

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

altEste domingo vamos apresentar o site BASKETOTAL (http://www.basketotal.com/). À frente deste projecto, que teve início em Outubro de 2006 está João Santos.


 
Os principais objectivos do blog são divulgar a modalidade, através de resultados, classificações e transmissão dos jogos. Estas são os pontos altos deste espaço de NET, que o site Planeta Basket recomenda aos nossos leitores. Segue a entrevista com o administrador do BASKETOTAL, João Santos.
 
De que forma está ligado à modalidade?
Sou treinador das equipas femininas de Sub-16, Sub-19 e seniores do União Micaelense, e seleccionador de Sub-14 femininos de São Miguel. Quando tenho disponibilidade ainda vou treinar e jogar.
 
Que motivos estiveram na origem da criação deste espaço na NET?
Este projecto teve início em Outubro de 2006 com um blog, que pretendia apenas ser um espaço da equipa sénior do União Micaelense. Em Janeiro de 2007 houve a possibilidade através do meu amigo Pedro Jorge, em criar o site com o mesmo objectivo do blog, para além das informações da equipa, também continha resultados do campeonato que disputava e vídeos das reportagens da RTP Açores, dos vários jogos que ocorriam no arquipélago.
 
Com o passar dos meses, fui sentido a necessidade de criar um espaço para cada Campeonato sénior (masculino e feminino), que tivesse os resultados e a classificação. Como a época desportiva estava no seu términos, esse espaço foi criado no início da época desportiva 2007/2008.
 
No Verão de 2008, optei por mudar o nome do site, pois o projecto inicial que era só de divulgação da equipa do União Micaelense, tinha-se tornado um espaço com informação do basquetebol nacional em geral, e não fazia sentido estar ligado a um clube. E muitas vezes, eu escrevia a minha opinião sobre alguns temas, e ficava sempre ligado como opinião do clube o que não correspondia à verdade. E foi assim que nasceu o basketotal.com.
 
Quais são os objectivos do seu Site?
Os objectivos gerais do site são divulgar a modalidade que eu e muitos gostamos. Para isso terá de passar por tentar compilar o máximo de informação do Basquetebol e divulgar. Tenho incidido no escalão sénior, mas possivelmente já este ano, terei os resultados dos campeonatos nacionais de Sub-19, Sub-18 e Sub-20. No futuro objectivo será ter todos os campeonatos nacionais de todos os escalões e ir abordando campeonatos de outros países, inclusive a NBA e WNBA.
 
Quantas pessoas colaboram com este projecto?
O site é de inteira responsabilidade minha, sou eu a única pessoa que faço a actualização do mesmo, logo nem sempre alguns dos projectos têm a frequência pretendida (por exemplo: entrevista/vídeo da semana). Os únicos colaboradores são as pessoas de alguns clubes que me enviam os resultados, e os meus amigos Luís Raínho e Pedro Jorge, o primeiro cede-me fotos dos jogos da Ovarense, o segundo edita-me os vídeos para eu posteriormente colocar no online, criou a estrutura do site e é responsável pelas transmissões realizadas no site.
 
Quantas visitas mensais tem?
Em média 6 mil visitas por mês.
 
O que podem os internautas encontrar no seu Site?
Podem encontrar os resultados, classificações e mais algumas informações dos diversos campeonatos. Esta ano não tenho disponível a Liga Masculina e Proliga, pois estes dados estão sempre disponíveis e actualizados no site da Federação.
 
Poderão ainda encontrar os vídeos das reportagens da RTP Açores dos jogos que se realizam nos Açores, fotos de alguns jogos, entrevistas. Recentemente iniciámos o projecto Canal TV basketotal, através do qual temos transmitido alguns jogos da 1ªDivisão feminina, e já transmitimos com a devida autorização da RTP Açores o jogo Boa Viagem-Olivais da Liga Feminina.
 
Quais são os seus artigos mais lidos?
Porquê (na sua opinião)?Os espaços mais visitados são os resultados, classificações e os vídeos das reportagens da RTP Açores. Na minha opinião, porque os resultados e classificações nem sempre estão disponíveis no site da federação (normalmente só durante a semana), já os vídeos, como há pouca cobertura dos vários canais portugueses do Basquetebol, quando há uma reportagem as pessoas querem ver o pouco que há, ainda para mais a maioria dos vídeos são da RTP Açores, e as pessoas do continente não têm acesso.
 
Quais são as dificuldades que encontra no seu trabalho diário?
As dificuldades durante a semana como sou a única pessoa a actualizar, é por vezes a falta de disponibilidade para colocar mais informação, pois ideias não me faltam, falta é o tempo para as colocar em prática. Ao fim de semana, a dificuldade é por vezes conseguir saber os resultados.
 
Quais são os pequenos momentos de prazer que o seu site lhe dá?
Quando estou actualizar o site são sempre momentos de prazer, porque sei que estou a disponibilizar informação para consulta às pessoas, sobre a modalidade que tanto gostamos.
 
Acha que o espaço na NET escrito em Português está bem preenchido com sites e blogs dedicados ao basket?
Já começa a estar preenchido, já que hoje em dia já existem vários blogs e sites de basket, como é óbvio são sempre bem vindos mais. Na minha opinião, não é difícil criar um blog ou mesmo um site, o difícil é tentar arranjar todos os dias conteúdo diferentes de forma a satisfazer quem nos visita, e fazer uma actualização diária. É por isso que por vezes alguns projectos de blogs e sites têm pouca duração.
 
O seu Site consegue pagar as suas despesas de manutenção?
Eu ainda não tive despesas com o site, pois este ano e o ano passado foi-me oferecido o espaço pelo meu amigo Pedro Jorge. Como é óbvio no próximo ano possivelmente serei eu a ter a despesa.
 
Como “colega” de site Planeta Basket, o que acha deste e o que pode e deve ser melhorado?
O Planeta Basket é um site que já faz parte do quotidiano das pessoas que gostam de basquetebol, pois é um espaço que tem informação para todos os agentes da modalidade. Apesar de eu achar que está excelente o site, podem não digo melhorar mas adicionar: crónica da Jornada da CNB2 e 2ªDivisão feminina, vídeos dos jogos da Liga (mesmo que sejam cedidos pelos clubes), alguns jogos com resultados em directo, e acompanhamento dos campeonatos nacionais dos escalões de formação.
 
Deixe aqui a sua mensagem para os leitores do Planeta Basket:
Para os leitores do site, a mensagem que deixo é a seguinte: Com um site com esta qualidade, os leitores só têm duas opções, a primeira é continuarem a visitar o site, a segunda opção é….continuarem a visitar.
 
Um abraço para toda a equipa do Planeta Basket e continuem a fazer o excelente trabalho em prol da nossa modalidade.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária