Leitura do jogo
 
Faixa publicitária

Leitura do jogo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 33
FracoBom 

altLer o jogo não é propriamente uma actividade intelectual similar à aprendizagem da língua materna ou à tradução em sons das notas musicais de uma partitura. À partida, duas grandes diferenças:

- O tempo disponível e a área de acção são impostos pelos adversários;
- O jogo provoca emoções e cansaço físico que condicionam as respostas.

Ler e decidir quando o corpo não está em acção não é comparável à situação real do jogo porque aqui há influências de estratégias e tácticas do treinador, níveis de fadiga e de ansiedade e a própria oposição dos adversários que limitam decisões adequadas e o tempo de execução.

Em simultâneo, há que adivinhar intenções, procurar criar ou negar espaços, interpretar sinais ou indícios para decidir e agir em função das análises efectuadas.

Alguns jogadores, pelas suas capacidades físicas e valor técnico, poderão atingir níveis razoáveis mas, nunca níveis de excelência; outros, poderão compreender o jogo mas, nunca serão capazes de dar respostas adequadas por falta de capacidades técnicas.

Pode ver o artigo completo em pdf, aqui.

 

Comentários 

 
+4 #1 lurdes batista 22-02-2011 12:01
Concordo com o que diz, no entanto penso que para ser treinador não é apenas saber as regras e tactica de jogo e leitura do mesmo, é necessário ser um bom psicologo, é necessário conhecer muito bem os seus jogadores, respeitá-los enquanto pessoas e saber aproveitar o que cada um tem de bom. Se só se preocupa com ganhar a qualquer preço e para isso utilizar apenas os jogadores que acha que podem fazê-lo, não mostrando confiança nos outros jogadores, corre o risco de ter um equipa com 6 ou 7 jogadoes e numa situação de azar não tem mais equipa, porque não demosntrou aos outros jogadores que acredita neles, não acreditando neles, pelo que não têm de certeza confiança para entrar em pleno no jogo e acreditando que podem fazer um bom trabalho.
Um bom treinador não é aquele que ganha porque tem "cracks", mas sim, aquele que com jogadores medianos consegue fazer com que em campo tenham a vontade, a garra ,o querer dar tudo pela equipa.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária