De pais para filhos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO PORTUGAL FUTURO De pais para filhos

De pais para filhos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 30
FracoBom 

Clube 5BasketHá um novo clube de basquetebol nos arredores da cidade do Porto. O Clube 5Basket resulta do encontro de vários amigos ligados à modalidade que decidiram juntar-se para poder formar os seus filhos no basquetebol.

Eurico Brandão, o coordenador desportivo do Clube 5Basket, conversou com o Planeta Basket sobre a origem e objectivos da nova equipa, no âmbito do projeto Portugal Futuro.


O que está na origem do Clube 5Basket?
Na origem no Club 5Basket estão vários aspetos. Em primeiro lugar a paixão pela modalidade de um grupo de amigos e ex-praticantes da modalidade, que agora têm os filhos nos escalões de formação. Depois, e sem qualquer ordem de importância, está a crença no valor do desporto, em geral, e do Basquetebol, em particular como verdadeira ferramenta na formação integral de crianças e jovens, está o desafio de tentar inverter algum desinvestimento nesta área e de vencer adversidades motivadas pelo atual estado social da população portuguesa, e está ainda a nossa experiência, o gosto e vivência diária com crianças e jovens.

Eurico Brandão

Onde vão jogar e qual é a base de recrutamento de atletas?
Do ponto de vista desportivo, no Minibasquete, estamos atualmente sediados em Rio Tinto, uma freguesia do Concelho de Gondomar, com muita população residente e onde encontramos um parceiro (Escola Secundária de Rio Tinto) que acreditou em nós e tem excelentes condições para desenvolvermos a nossa atividade. Estamos também a treinar no Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto com magníficas condições. Portanto, não pretendemos ser redutores no espaço físico que ocupamos. Gostaríamos de poder estender o projeto a diversas áreas geográficas.

Decorrente do que dissemos anteriormente, o recrutamento de jogadores é bastante aberto. Temos uma estratégia de captação de atletas e depois quem quiser, quem gostar e quem acreditar no nosso trabalho terá sempre a porta aberta.

Que pontos destacaria do projecto formativo do Clube 5Basket?
Chamamo-nos 5Basket porque fundamentalmente pretendemos pautar a nossa ação de acordo com 5 valores fundamentais, e que são os seguintes:

  • Cooperação
  • Diversão
  • Saúde
  • Formação
  • Identidade

Não pretendemos ocupar o espaço de ninguém, mas pretendemos abrir um espaço para nós. Queremos que os jovens e os pais acreditem no nosso projeto por aquilo que fomos, por aquilo que somos e por aquilo onde queremos chegar. E apresentando as coisas de uma forma muito concreta e clara. Queremos também acreditar nos jovens e nos pais, porque esta relação em de ser recíproca. Realçaríamos ainda no nosso projeto a qualidade dos treinadores. E não falamos somente nas qualidades e conhecimentos do Basquetebol. Falamos nas suas relações humanas e na capacidade de integrar um grupo com objetivos comuns.

QEurico Brandãouais os objectivos do Clube nesta sua primeira temporada oficial?
Do ponto de vista desportivo, e com a coerência do discurso anterior, inscrevermos oficialmente 45 atletas, participar nas concentrações de Minibasquete da Associação de Basquetebol do Porto, participar na competição de Sub13 e eventualmente Sub14 daquela Associação e, com a equipa Sub16, participar no Torneio Inter Associações.

Do ponto de vista administrativo, desenvolver a nossa organização e sermos capazes de juntar pessoas e entidades em volta do projeto para, de facto, podermos construir de uma forma sólida, um verdadeiro clube. Por exemplo, aumentar o número de sócios, promover ações de convívio entre jogadores, famílias, dirigentes e treinadores e captar apoios por aquilo que fazemos e não por aquilo que poderemos vir a fazer.

Em que escalões terão equipas e quem serão os treinadores?
Sub8 - Bruno Ferreira (treinador de Grau II)
Sub10 - Pedro Soares (treinador de Grau I)
Sub12/Sub13 - João Neto (treinador de Grau I) e Tiago Fonseca (treinador estagiário de Grau I)
Sub16 - Jorge Correia (treinador de Grau III) e Bruno Ferreira (treinador de Grau II)
Coordenação - Eurico Brandão (treinador de Grau III)

O Clube 5Basket tem feito uma original promoção no Facebook, anunciando as contratações de jovens atletas e divulgando imagens das respectivas assinaturas de contrato. Quem esteve na origem desta ideia e que resultados pensam ter retirado desta promoção nas redes sociais?
A ideia é coletiva, como tudo o que acontece no clube. Como decorre do discurso anterior, se queremos ser diferentes temos de fazer coisas diferentes. Se se chamam redes sociais e têm o impacto que toda a gente sabe, é porque gera, à partida, um interesse substancial em pessoas e em entidades (lembro que passados 2 meses sobre a criação do clube, já contamos com quase 900 amigos no Facebook). Não há ninguém que não goste de ver publicada uma notícia sua nestas redes e essa é uma das formas que encontramos para fazer criar uma grande identificação dos jovens com a equipa e com a prática desportiva. Mas aqui acrescentaria também a identificação da família com o clube. Por isso, os nossos minis assinam na companhia dos pais.

Outra coisa que considero importante neste domínio. Só damos notícias e apresentamos fatos. Não permitimos comentários depreciativos do nosso trabalho nem tão pouco do trabalho dos outros. É uma página objetiva onde a subjetividade e a opinião é condicionada.

Agradecemos ao Planeta Basket a oportunidade para nos darmos a conhecer um pouco mais e desejamos também as maiores felicidades a esse espaço endereçando os nossos parabéns!

 

Comentários 

 
+10 #1 Maria João Oliveira 01-10-2012 13:13
Parabéns pela iniciativa e que nunca percam a identidade, nem os valores que Hoje defendem!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária