Acabou a primeira volta
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LPB LPB: Noticias Acabou a primeira volta

Acabou a primeira volta

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Nuno MarcalCom a realização da 10ª jornada, a LPB chegou a metade da fase regular. Na actual tabela classificativa encontramos normalidades, supressas, renascimentos e uma dura realidade.

O Benfica acaba a primeira volta na liderança, à imagem do que acontece no futebol. A liderança dos encarnados não é inesperada assim como a presença do Vitória de Guimarães e do CAB Madeira nos três primeiros lugares.

A surpresa pela positiva é a equipa do Barcelos, que ocupa atualmente o quarto posto. Desde o regresso do internacional Nuno Oliveira, a equipa nortenha somou quatro vitórias consecutivas diante de Algés, Galitos, Lusitânia e Vitória.

Pela negativa, a grande surpresa é a Ovarense pouco habituada a estar fora dos lugares de acesso ao play-off nesta altura do campeonato. Vencedora do Troféu António Pratas de 2013, a Ovarense segue no 10º lugar da classificação embrulhada com outras quatro equipas que têm o mesmo número de vitórias e derrotas (4V/6D) - Galitos, Algés, Lusitânia e Oliveirense. É verdade que a equipa de Ovar depende apenas de si para dar o salto para os lugares de acesso ao play-off, mas para tal precisa de ganhar mais do que 4 jogos na segunda volta. O próximo encontro da Ovarense reveste-se já de alguma importância, sobretudo porque se joga em Algés, diante de um rival directo.

A equipa que renasceu para a prova foi o Lusitânia. Depois de um começo de campeonato fraco com três derrotas a abrir e apenas uma vitória ao fim de seis jogos, a equipa açoriana conseguiu acabar a primeira volta dentro dos lugares de play-off (8º lugar) e no seu último jogo venceu uma das equipas do trio de frente, o CAB por 69-81.

As duas últimas classificadas da época passada, Algés e Galitos, conseguiram mais vitorias (4) só na primeira volta do que em toda a época passada. Algés e Galitos ocupam atualmente o 6º e o 7º lugares da tabela e tanto podem ameaçar os lugares cimeiros, como escorregar para fora dos play-off, caso não consigam manter o nível evidenciado no início da prova.

Os dois mais recentes membros da LPB, Maia Basket e Oliveirense, fizeram uma primeira volta de adaptação à Liga. Existe uma diferença enorme entre o campeonato da Proliga e o da LPB e para equipas que há muito não competem no escalão máximo, é necessário algum tempo para que os seus jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos se adaptem a esta nova realidade.

Não podemos tambem esquecer que a dura realidade do país obrigou a Académica, uma das equipas mais competentes e competitivas dos últimos anos a desistir da prova. E assim, o campeonato da LPB perdeu não só um dos seus clubes de referência, como jogadores de grande valor humano e desportivo, como por exemplo Fernando Sousa.

Classificação

Classificação LPB

O MVP português da primeira volta foi Nuno Marcal, que obteve 7 duplos-duplos nos 9 jogos em que participou. Os segundo e terceiro lugares neste ranking individual vão para os líderes do Galitos e do Benfica, Miguel Minhava e João “Betinho” Gomes.

Resultados

  • Barcelos 90 - 76 Vitória S.C.
  • UD Oliveirense 81 - 75 Sampaense Basket
  • Maia Basket 58 - 71 Ovarense Dolce Vita
  • CAB Madeira 69 - 81 SC Lusitânia
  • S.L. Benfica 77 - 58 Algés

Próxima jornada - 18 de Janeiro

  • CAB Madeira - Vitória S.C. (15H30 - C.A.B.)    
  • Barcelos - Sampaense Basket (17H30 - Esc Sec Barcelinhos)
  • Algés - Ovarense Dolce Vita (18H00 - Pav.Gomes Pereira)
  • UD Oliveirense - Maia Basket (21H00 - Dr Salvador Machado)

Próxima jornada - 19 de Janeiro

  • S.L. Benfica - Galitos Barreiro Tley (19H15 - Pav. Fidelidade)

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária