Problemas estruturais
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Problemas estruturais

Problemas estruturais

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 12
FracoBom 

San Payo AraújoOs períodos eleitorais são, por excelência, motivo de reflexão análises e propostas, já referi noutro artigo que as redes sociais permitem felizmente

a discussão pública a uma escala nunca antes conhecida, mas esperemos que as diferentes intervenções promovam acima de tudo sugestões, argumentos e ideias articuladas e fundamentadas, e não recorram ao recurso do insulto da maledicência gratuita. Não confundamos discussão de ideias e projectos com opiniões pouco fundamentadas desonestidade intelectual e ruído de insultos.

Sei que muita coisa podia estar melhor no basquetebol, mas também não alinho pelo diapasão de que tudo está mal e que a modalidade está completamente pelas ruas da amargura, que dantes é que era tudo excelente. Para contrariar o panorama apocalíptico, não vou abordar a melhoria evidente do basquetebol feminino do qual falei recentemente, mas há factos, que aqui no Planeta Basket já elogiei, como por exemplo,  ao contrário de outros países europeus da nossa dimensão, e que não passam pelas dificuldades tão gravosas com nós, Portugal continua a participar em todos os escalões Sub-16, Sub-18 e Sub-20, masculinos e femininos nos Campeonatos Europeus; a Festa do Basquetebol Juvenil, momento de mobilização de todo o basquetebol vai realizar-se mais uma vez; no minibásquete, foi felizmente, retomada a entrega de bolas aos clubes no projecto das Escolas Portuguesas de Minibásquete e o inovador circuito Prof. Mário Lemos demonstra bem a resiliência e aposta de muitos clubes, que não baixam braços.

Baixar os braços é sinal de má defesa e neste momento, sem esquecer a possibilidade do contra-ataque e ataque temos que, neste momento, acima de tudo saber defender o que de bom vamos tendo.

Por aquilo que tenho vindo a dizer há muitos obstáculos, para além das dificuldades financeiras.

Sou crítico em relação a muita coisa, mas considero que os maiores obstáculos da formação, não são da responsabilidade da federação, são da responsabilidade do estado e chamam-se, entre outros, horários escolares, dificuldades de inscrições e desperdício do voluntariado para apoiar e cativar crianças nas primeiras etapas da formação, nomeadamente, no minibásquete.

Nos próximos artigos abordarei cada um destes temas, mais pormenorizadamente, mas penso que o basquetebol, na linha da sua longa tradição de modalidade inovadora e transformadora da realidade desportiva do país, poderia ser a locomotiva da união de esforços de muitas federações, no intuito de pressionar o estado para simplificar o processo de inscrições dos praticantes, criar o estatuto de animador desportivo voluntário e forçar a revisão do horário escolar ou em alternativa a revisão da cooperação entre a escola e a actividade desportiva.

Estas medidas certamente contribuiriam para que o nosso país deixasse de estar na cauda da Europa no que refere ao número de jovens que praticam desporto.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária