Uma experiência Fantástica!
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Uma experiência Fantástica!

Uma experiência Fantástica!

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

altCarlos Barroca foi nomeado Senior Director of NBA Basketball Operations para a Índia, um cargo de enorme responsabilidade, que representa mais um tremendo desafio na sua carreira.

Depois de uma vida ligada à modalidade e ao desporto em geral, primeiro como jogador, e mais tarde como treinador, comentador e dirigente, Carlos Barroca tem pela frente um novo desafio. Apesar de não ser já um jovem no BI (ou deverei dizer CC), aquele que é considerado por muitos como o melhor comentador desportivo em Portugal vai-se mudar de armas e bagagens para o continente asiático e trabalhar ao serviço de uma das organizações mais conceituadas da actualidade, a NBA. O objectivo principal é o de desenvolver e de fazer crescer o basquetebol naquela que é tão só a zona geográfica mais populosa do mundo. E apesar do raio de acção principal deste cargo ter como base a Índia, Carlos Barroca desempenhará tambem funções enquanto consultor para todo o território asiático e ajudará na implementação de programas para jovens atletas.

Os longos anos de Carlos Barroca ligado ao basquetebol ganharam uma grande notoriedade com o seu trabalho enquanto comentador desportivo. Primeiro na RTP, ao lado de João Coutinho e mais tarde na SPORTTV, a sós ou com Luís Avelãs ao seu lado, ele criou e desenvolveu um estilo próprio de comentar o jogo de uma forma que nunca alguem alguma vez havia feito. Com um tom descontraído e brincalhão, soube aproveitar o seu dom de comunicador nato para inovar e criar um estilo diferente capaz de trazer algo de interessante mesmo aos jogos mais monótonos. No entanto, não foi o seu talento a comentar jogos que lhe valeu este novo trabalho. Os seus contactos priveligiados com a NBA e a participação em várias iniciativas do Basketball Without Borders ajudaram-no naturalmente, mas não menos decisivo terá sido o seu trabalho desenvolvido enquanto Diretor Nacional do Desporto Escolar.

Soube da novidade há alguns dias atrás, quando por acaso dei de caras com o Carlos Barroca num pavilhão. Depois de alguns minutos de conversa fácil e descontraída sobre as Finais do ano passado e o draft deste ano, lá caiu a bomba. "Pois é, vou ser o próximo Senior Director da NBA para as operações de basquetebol na Índia". Perante esta novidade, a minha primeira reacção foi "Uau" a que se seguiram as perguntas óbvias "Como arranjaste isto? e o que vais fazer em concreto?" Sendo que a segunda questão já foi respondida pelo próprio em entrevista ao jornal Record, vou-me limitar a falar da resposta à minha primeira pergunta. O Carlos referiu-se a este cargo como uma posição para a qual tinha sido escolhido, sem que tivesse ido a qualquer tipo de entrevista. Este é um cargo para o qual foi simplesmente nomeado. Tentei obviamente saber mais, sobretudo o que teria chamado a atenção da NBA e a resposta conduziu ao seu trabalho no Desporto Escolar. Enquanto esteve à frente da Direcção Nacional do Deporto Escolar, Carlos Barroca desenvolveu e implementou um projecto que apesar de ter criado boas bases, rapidamente caiu no esquecimento, assim que ele deixou o cargo. Esse mesmo projecto foi posteriormente adaptado pela NBA com excelentes resultados em África, algo que terá deixado uma boa impressão nos seus responsáveis, que o terão considerado a pessoa ideal para liderar um projecto semelhante adaptado agora à realidade asiática.

Do que aos conteúdos meramente noticiosos diz respeito, resta-me apenas falar um pouco de Troy Justice, o homem que Carlos Barroca irá substituir na Índia e que no final de Setembro assumirá novas funções no Departamento de Operações de Basquetebol da NBA em New York.

Enquanto adepto e espectador de incontáveis jogos comentados por ti Carlos, tenho apenas a agradecer a paixão que foste capaz de transmitir a cada jogo e o contributo inestimável que deste para o desenvolvimento da nossa modalidade. Tenho a certeza de que serás bem sucedido nesta tua nova aventura, e que esta será FANTÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁSTICA!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária