Futurobasket
 
Localização: HOME FUTURO 50 ANOS MINIBASQUETE Futurobasket

Futurobasket

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altO Minibasquete para mim poderia ser chamado de "Futurobasquete". Porquê? Durante vários anos, e com enorme prazer, trabalhei como treinador neste escalão.

Mais tarde comecei a treinar Iniciados e a época passada acabei por treinar Cadetes.

De todos os escalões de que fui treinador o mais importante foi o Minibasquete e não se pense que foi pela minha capacidade de intervenção como treinador na evolução dos atletas, mas sim pela importância que reconheço ao trabalho que todos lá fazíamos!

Para mim o Minibasquete tem duas funções FUNDAMENTAIS na organização de um clube:

1- Captação do maior número possível de crianças para a prática do basquetebol. Fracos ou muito bons, altos ou baixos, gordos ou magros, todos são importantes e úteis! O essencial é serem muitos e que gostem de "bater com a bola no chão e lançar ao cesto"! São estas crianças que vão ser o futuro do clube e que têm de ser acarinhadas.

Quando se falha no recrutamento de jogadores a este nível então, salvo algum milagre, o clube pode-se preparar para ter más equipas de Iniciados, Cadetes,... E equipas fracas originam desmotivação quer para dirigentes, quer para treinadores ou jogadores, podendo ser o principio do fim... É por esta razão que quando vou a um pavilhão e vejo equipas de crianças com poucos jogadores acho que o clube em causa está em decrescendo.

A imagem que eu gosto de ver no "futurobasquete" é a de muitos "putos" a correrem e a sorrirem! Só isto!

2 - Formação de enquadramento humano. O Minibasquete (à excepção da figura do coordenador) deve ser constituído por treinadores jovens com potencial para orientarem equipas mais velhas a curto/médio prazo. Quando, por qualquer motivo, se chega à conclusão que o treinador não tem perfil para evoluir, aprender e vir a treinar outros escalões então este deve ser convidado a sair ou colocado noutras funções. Treinador de Minibasquete tem que ser "futurotreinador" para que possa suprir carências futuras do clube, de outra forma não faz sentido o investimento a fazer nele!

Paralelamente seccionistas e dirigentes devem começar a ser recrutados nesta fase, para que quando a equipa subir de escalão a possam acompanhar, já com noções nesta área.

Agora reparem no que vamos ter ao fim de algum tempo se conseguirmos cumprir estes dois pontos: jogadores, treinador e seccionista! Uma verdadeira equipa capaz de trazer motivação e muita alegria a todos os elementos que compõem um clube.

Não tenho dúvidas que o Minibasquete é o alicerce de qualquer clube com ambição, por isso há que não esquecer que sem "futurobasquetebol" não há basquetebol de qualidade, por isso há que apostar nele!

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária