Nova vitória garante 2º lugar no grupo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-20 MASCULINOS Sub20 Masculinos: Noticias Nova vitória garante 2º lugar no grupo

Nova vitória garante 2º lugar no grupo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

altA selecção nacional de sub-20 masculina conseguiu esta tarde vencer a Finlândia por 99-98, após dois prolongamentos, garantindo o segundo lugar no grupo B da 1ª fase do campeonato da Europa da categoria, que se disputa na Áustria.

Com o apuramento já garantido, tendo em conta que os três primeiros classificados do grupo passariam à fase seguinte, Portugal entrou em campo com o objectivo de conseguir o segundo lugar do mesmo.

À semelhança do que aconteceu nos dois encontros anteriores, o equilíbrio foi a nota dominante durante toda a partida e tal como no jogo de abertura, Portugal teve de ir a prolongamento. Esta tarde, foram mesmo precisos dois períodos suplementares, antes de poder celebrar tão importante triunfo. Importante, dado que o resultado deste jogo iria sempre entrar nas contas do grupo E, referente à 2ª fase e onde estarão presentes Bulgária (2-0), Portugal (1-1) e Finlândia (0-2), provenientes do grupo B, bem como Suécia (2-0), Israel (1-1) e Hungria (0-2), oriundos do grupo A.

Após uma primeira parte onde os finlandeses foram ligeiramente superiores, Portugal passou para a liderança no 3º quarto e entrou na frente no derradeiro quarto. O conjunto luso estava melhor na partida e construiu uma vantagem de 7 pontos (72-65), a cerca de 6 minutos do final. Mas, nos 3 minutos seguintes, a Finlândia fez um parcial de 11-0 e passou para a frente por 72-76. Portugal recorreu ao lançamento exterior, com José Barbosa em evidência ao anotar dois triplos consecutivos (78-79), à entrada do último minuto. Ahonen marcou mais um cesto pela Finlândia e Pedro Catarino respondeu e colocou o jogo novamente a 1 ponto (80-81). Com a última posse de bola a seu favor, Portugal colocou a bola nas mãos de Diogo Correia que provocou uma falta e foi para a linha de lance livre. O base do Benfica marcou o primeiro, mas falhou o segundo e o jogo foi para prolongamento.

Nos primeiros 5 minutos suplementares, o equilíbrio manteve-se e o jogo teve de ser decidido num segundo prolongamento.

O marcador registava pequenas diferenças, ora favoráveis a Portugal, ora favoráveis à Finlândia. E com o final do segundo prolongamento a chegar, tudo parecia indicar que teria de se jogar um terceiro período suplementar. A menos de meio minuto do final e com o marcador empatado a 97, José Barbosa foi para a linha de lance livre, converteu os dois e colocou Portugal na frente (99-97). No entanto, a Finlândia ainda teria a sua oportunidade e com o relógio a zeros, Lindbom foi também ele para a linha de lance livre. O finlândes marcou o primeiro, mas falhou o segundo e Portugal pôde finalmente festejar.

Relativamente ao jogo desta tarde, de destacar o grande acerto de ambas as partes no capítulo dos lançamentos de campo. Portugal lançou 53.8% (21/39) de 2 pts e 48.3% (14/29) de 3 pts, com particular destaque para José Barbosa, João Guerreiro e Miguel Queiroz, que concretizaram 3 dos 4 triplos tentados cada um. Pela negativa, é de realçar o menor acerto da linha de lance livre, onde Portugal apenas converteu 15 dos 27 lançamentos tentados.

Diogo Correia e Pedro Catarino, ambos com 17 pontos, José Barbosa, com 15, João Guerreiro com 12 pts e 9 ress, Miguel Queiroz com 14 pts e 5 ress e Tomás Barroso com 11 foram os elementos em maior destaque no conjunto luso.

Portugal vai agora integrar o grupo E, onde terá como adversários Israel (19/07), Suécia (20/07) e Hungria (21/07).

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária