Um executante exemplar
 
Localização: HOME

Um executante exemplar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 20
FracoBom 

altJosé  Mário Ferreira Soares representou o Sporting Clube de Portugal nos anos 50 e nos anos 60, tendo sido um excelente jogador de basquetebol e um destacado praticante da modalidade.

José Mário distinguiu-se pelas suas qualidades físicas e técnicas, afirmando-se como um executante exemplar de toda a bagagem da modalidade. Nesse tempo era apontado aos jogadores do basquetebol nacional como um executante que devia ser imitado. Actuava, habitualmente, como um "segundo base" de acordo com o que hoje se estipula ser um jogador que, nos ataques planeados, se considera ser um jogador decisivo nas suas funções de passador e lançador nas quais se afirmava como uma figura de primeiro plano do nosso basquetebol. Era também um bom defensor e eficaz tabeleiro, em especial na defesa da sua tabela.

alt

Distinguia-se ainda pela sua conduta sempre correcta e pelo grande espírito desportivo. José Mário foi campeão nacional da 1ª Divisão na época de 1959/60, numa equipa que "arrecadou" boas vitórias e na qual tinha por companheiros - Hermínio Barreto, Abílio Ascenso, Walter Layne, António Feu, Armando Garranha, Alberto Sousa e Ernesto Patrício. Em 68/69, foi campeão Nacional e Metropolitano com companheiros de uma geração mais nova constituída por José Augusto, Carlos Sousa, Fernando Monteiro, Manuel Sobreiro, José Vicente, António Encarnação, Ernesto Silva e António Guimarães. Foi jogador internacional e alinhou nas equipas nacionais que disputaram o 8º Espanha-Portugal (1959), o 6º Portugal-França (1959), o 1º Portugal Brasil dos 1º Jogos Luso-Brasileiros (1960), o 3º Portugal-Marrocos(1961), 0 1º Portugal-Líbia (1963), o torneio de classificação para o XIII Campeonato da Europa, o 9º Espanha-Portugal (1963), Brasil-Portugal dos II Jogos Luso-Brasileiros (1963), o 1º Portugal-México (1968) e Portugal-Brasil dos IV Jogos Luso-Brasileiros (1969). Foi um dos jogadores convocados para as sessões práticas que se incluíram na realização do 1º Curso de Treinadores de Basquetebol (1958). Frequentou o 2º Curso de Monitores Regionais de Basquetebol realizado em Lisboa (1964). José Mário era um jogador que dava prazer ver jogar e que se junta, sem qualquer dificuldade, àqueles que recordamos como excelentes referências do basquetebol nacional.

Teotónio Lima

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária