A tinta e as pedras
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS A tinta e as pedras

A tinta e as pedras

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

altOuvir as palavras da vereadora Isabel Guerreiro na Cerimónia Final da Festa do Basquetebol Juvenil em Portimão, foi ouvir um hino a um dos poucos projectos de excelência destinados à formação neste país.

Se existem áreas e eventos em que o basquetebol tem de repensar as suas estratégias, também temos de elogiar o que é bem feito e o trabalho de um grupo de treinadores, que desde o primeiro ano tem contribuído com a sua experiência e empenho para o sucesso deste evento

O minibásquete esteve pela segunda vez inserido nas Festas de Portimão, pelo que pela segunda vez estive presente na cidade algarvia e pude acompanhar “in loco” este grandioso evento. O que se passa em Portimão vai muito para além da mobilização de quase um milhar de jovens, e em breve relatarei o exemplo do Carlos Reis, que é para mim digno de realce, e mais um pequeno grande exemplo do que se passa por detrás das luzes da ribalta na arena de Portimão. Pela primeira vez pude assistir ao Clinic e foi com muita atenção que acompanhei o que foi dito em Portimão onde, embora com algum ligeiro atraso, estava uma sala cheia de treinadores. Não me canso de dizer que a Festa do Basquetebol Juvenil, é na minha opinião o evento mais mobilizador de todo o universo do basquetebol nacional e nem que fosse só por isso vale a pena o investimento.

Já na fase de debate do Clinc ouvi o coordenador do basquetebol do Benfica Goran Nogic dizer que se queremos construir uma casa antes de nos preocuparmos com as tintas, com as quais vamos pintar a casa, teremos de nos preocupar com as pedras e a sua qualidade. Concordo em absoluto com a metáfora do Goran, apenas vou um pouco ainda mais atrás, e pensando nos artigos que tenho vindo a publicar acrescento a pergunta onde é que estão as pedreiras para ir extrair as pedras, quem é que as vai extrair e que estratégias devemos utilizar para as trazer para o edifício do basquetebol. São estas as questões que têm merecido a atenção dos meus últimos artigos neste site como por exemplo: Onde devemos investir?; Qual a maior Associação?; Alargar a base; Captação, fomento e fidelização que caminhos?

Há muito tempo, era eu ainda um jovem com menos de 20 anos, ouvi o Prof. Teotónio de Lima dizer qualquer coisa como, “que nada nos garantia que à quantidade correspondesse uma melhoria imediata da qualidade, mas que a probabilidade de surgirem melhores praticantes era seguramente maior.” Esta afirmação entronca numa das minhas principais preocupações. É um facto incontornável que a AB Lisboa melhorou este ano significativamente a sua prestação em Portimão, mas continua para mim a ser preocupante que a taxa de implantação do basquetebol federado do país não chegue aos 1% nos habitantes até aos 24 anos, e que o distrito de Lisboa esteja ao nível do distrito de Bragança em termos de implantação da modalidade com 0.0047% revelando quão residual ainda é a nossa modalidade.

 

Comentários 

 
+15 #1 Mário Batista 26-04-2011 22:34
Realmente ouvir a Vereadora do Desporto ,"cá vos espero para o Ano " foi a cereja no topo do Bolo,tive o prazer de estar presente pela 2ºvez nas Festas de Basquetebol e sem duvida o maior Evento de Basquetebol Nacional ,tal como o San Payo estive no Clinic de Treinadores e concordo contigo e vou acrescentar algo á tua pergunta onde estão as pedreiras para extrairmos as pedras e quem são os Mineiros que as extraiem e como eles fixam essas pedras ao edificio do Basquetebol,por que o que eu sinto é que ninguém liga a esses mineiros pois eles são mineiros de segunda,estão no subsolo ninguém os vê,e não custa nada fazer o edificio quando as pedras estão mesmo ali ao pé, não importa como ali chegaram ,nem como é que elas se aguentaram ali 8 a 10 Anos sem desistirem ,Enfim ,um Bem aja para Todos ,Treinadores,an imadores ,professores do Minibasquete que Têm o Dom de Criar o Gosto pela Modalidade .
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária