Na véspera da partida
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-20 FEMININOS Sub20 Femininos: Noticias Na véspera da partida

Na véspera da partida

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Michelle BrandãoNa véspera da partida para a Macedónia onde irá participar no Europeu de 8 a 17 do corrente, a Selecção Nacional de Sub-20 Femininos venceu a congénere de Sub-18 por 62-31, com 38-15 ao intervalo.

Frente a um conjunto mais experiente, mais alto e mais forte, a tarefa da selecção de Sub-18 afigurava-se bem complicada, nomeadamente no confronto entre o jogo interior de cada um dos colectivos, já que as pupilas de Kostourkova viram o seu grupo ficar mais enfraquecido face às ausências de 3 jogadoras na casa do 1,80m, casos da extremo Paula Couto e das postes Márcia Filipe e Ivana Wildner. Por outro lado já se sabia que os ritmos apresentados por cada uma das selecções teriam que ser obrigatoriamente diferentes, na medida em que as mais velhas estão na ponta final da preparação (iniciam a competição na próxima 5ª feira, ante a selecção anfitriã) enquanto as mais novas concentraram-se há 3 dias para iniciar o seu plano de treinos, só viajando para a Hungria no início de Agosto.

Foi portanto natural a supremacia do colectivo de Eugénio Rodrigues, desde o minuto inicial, com a base Michelle Brandão a assumir-se como a líder incontestável da equipa, não só no capítulo da organização de jogo, mas também na vertente da pontuação, terminando como a melhor marcadora da partida (16 pontos e 2 triplos). O cinco inicial das Sub-20 (apenas uma jogadora teve poucos minutos de utilização na Liga Feminina) encontrou sempre soluções para ultrapassar a defesa adversária, chegando a 4-12 (minuto 5), com o "motor" Michelle a ser a marcadora de serviço, nesse arranque do jogo, ao anotar 9 pontos (1 triplo incluído). Do lado das Sub-18 era a sua companheira de equipa (Olivais), Jéssica Almeida, que dava o mote, mas com pouco apoio das restantes, mormente na tarefa de atacar o cesto.

Entrando para o 2º período a perder por 15 (6-21), Kostourkova fez entrar a jovem madeirense Mafalda Barros, conhecida pelas suas características de temível triplista, o que provou pouco depois quando acertou a sua primeira bomba (terminou com 3 triplos), reduzindo a desvantagem para 13-26 (minuto 15). No minuto anterior já tinha provocado uma falta em acto de lançamento e não perdoou da linha de lance livre, convertendo as duas tentativas. Foi altura de Eugénio Rodrigues parar o cronómetro, com resultados práticos, pois até ao intervalo (15-38) as Sub-20 responderam com um parcial de 2-12, aproveitando a deficiente recuperação defensiva das adversárias.         

O 3º quarto (5-6) foi muito incaracterístico, com as duas formações a privilegiar as acções defensivas em detrimento do ataque (a eficácia também baixou para os dois lados). No último quarto (11-18) as coisas melhoraram em termos de eficácia no tiro exterior, pois aos dois triplos consecutivos de Mafalda Barros (ambos no minuto 34), a reduzir para 26-51, as Sub-20 reagiram impondo um parcial de 0-9 (26-60). Em cima da buzina, Jessica Almeida selou o resultado final (31-62).

Destaque nas vencedoras para a prestação de Michelle Brandão, na leitura do jogo e a marcar, bem acompanhada pela extremo/poste Carsidália Silva (com algumas boas movimentações na área pintada).  

Na selecção de Sub-18, evidência para Jessica Almeida (11 pontos, 5/6 nos duplos, 4 ressaltos defensivos, 3 roubos e duas assistências) e Mafalda Barros (11 pontos, 3/4 nos triplos, 3 ressaltos defensivos e 4 faltas provocadas). Muita voluntariedade por parte de Raquel Jamanca (4 pontos, 5 ressaltos sendo 2 ofensivos e 2 roubos) e Vânia Sousa (2 pontos de lance livre e 4 ressaltos sendo 1 ofensivo), mas ambas claramente com menos centímetros e peso para a luta com as suas opositoras, na área pintada. Basta recordar que o jogo interior das Sub-18 totalizou 6 pontos, enquanto do lado das Sub-20 foram 23 pontos, repartidos pelas 5 jogadoras que actuaram na área restritiva.

Em termos globais a eficácia das Sub-18 foi muito baixa nos duplos (apenas 21%), resultante de 7 lançamentos convertidos em 34 tentados, compensada por um bom acerto nos tiros do perímetro (44%), com 4 triplos em 9 tentativas.            

Ficha do jogo

Pavilhão LORD (Faculdade de Motricidade Humana), na Cruz Quebrada

Portugal Sub-18 (31) - Catarina Neves, Jessica Almeida (11), Joana Jesus, Raquel Jamanca (4) e Vânia Sousa (2); Helga Gonçalves, Carolina Anacleto, Inês Pinto, Joana Canastra (3), Mafalda Barros (11), Catarina Vieira, Nádia Fernandes e Helena Costa

Portugal Sub-20 (62) - Michelle Brandão (16), Maria João Correia (6), Daniela Domingues (7), Maria João Andrade (6) e Luiana Livulo (2); Carsidália Silva (9), Filipa Bernardeco (7), Telma Fernandes (4), Joana Cruz, Sara Oliveira (3), Ana Antunes (2) e Inês Faustino

Por períodos: 6-21, 9-17, 5-6, 11-18

A comitiva das Sub-20 viaja amanhã para a Macedónia, no voo LH1791 com destino a Munique (partida às 14h15). Neste aeroporto germânico apanhará uma ligação para Salónica (Grécia), com chegada prevista para as 22H55. Depois será o transfer de autocarro até Ohrid, cidade onde se realizará o Europeu, Divisão B.

 

Comentários 

 
0 #1 Famse 05-07-2011 09:19
Boa sorte para o Europeu!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária