De Paços de Ferreira a Collell
 
Faixa publicitária
Localização: HOME FUTURO ARTIGOS DIVERSOS De Paços de Ferreira a Collell

De Paços de Ferreira a Collell

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altO Sérgio Rosmaninho e eu vamos no final deste mês a Collell. Vamos conhecer e observar de perto, o início do modelo FEB, ou seja a forma como a Federação Espanhola de Basquetebol organiza o processo de formar as suas selecções nacionais de jovens.

Logo de seguida entro de férias, motivo pelo qual vou fazer um interregno na minha colaboração no Planetabasket. No entanto, se o compromisso de publicar artigos à Terça-feira pára durante o final de Julho e o mês de Agosto, as ideias continuam a fervilhar na minha cabeça. Conhecer outras realidades, e perceber em que contexto estas se desenvolvem, é um dos nossos objectivos.

Todas as opiniões são importantes, como já mencionei em vários dos meus artigos, tenho convicções, mas nunca me considerei dono da verdade, e para mim não existe apenas um caminho, existem vários e todos eles são válidos, desde que se saibam os objectivos pretendidos, se perceba a lógica e coerência seguida e se apresentem resultados. Apesar de todas as opiniões serem importantes, quando falo de qualquer coisa, gosto de conhecer e saber a realidade do que estou a falar. Foi com base neste princípio que pedi aos treinadores que estiveram em Paços de Ferreira na 1ª Festa Nacional do Minibásquete, que nos dessem a sua opinião sobre um conjunto de aspectos técnicos do evento.

Queremos fundamentalmente ouvir quem esteve envolvido e presente, mas como todas as opiniões são importantes resolvemos divulgar as questões levantadas a propósito da 1ª Festa Nacional do MInibásquete.

Inquérito de opinião do evento de Paços de Ferreira

O que determinou as equipas serem mistas foram razões económicas e logísticas, custos e incapacidade de acolher o dobro dos praticantes (12 rapazes, 12 raparigas e 4 adultos).

1. Se existirem outras condições consideras, que devemos manter o modelo, ou se devemos separar masculinos e femininos?

2. Caso não existiam condições de separação da competição masculina e feminina devemos continuar com este evento nos mesmos moldes ou tens alguma sugestão diferente?

3. O que determinou o jogo serem 6 períodos de 6 ou 8 minutos e não haver substituições foi o princípio de nestas idades todos os jogadores deverem ter a oportunidade de jogar rigorosamente o mesmo tempo. Concordas com esse princípio?

4. Depois de sabermos que mais de 90% dos praticantes presentes no evento já tinham jogado ou jogam em cestos altos e depois do que assististe em Paços de Ferreira, qual é a tua opinião: O evento deve ser jogado em cestos a 2,60 ou a 3,05? Agradeço que justifiques a tua opção?

5. Como sabes algumas regras foram alteradas qual é a tua opinião sobre essas alterações nomeadamente:

Faltas
Cada atleta só poderá efectuar 4 faltas durante o jogo, à 4ª falta é excluído do jogo tendo de ser substituído obrigatoriamente, excepto nos prolongamentos, por um jogador do mesmo sexo.

Substituições
A não ser por lesão ou por faltas não há substituições. Quando estas se verificarem terão sempre de ser entre atletas do mesmo sexo.

Descontos de tempo
Apenas nos jogos de qualificação e meias finais e finais poderá ser concedido um desconto de tempo para cada equipa no 6º período. Em todos os outros períodos incluindo os períodos de prolongamento não haverá descontos de tempo.

Três segundos defensivos

Como é obrigatória a defesa individual sempre que um jogador esteja dentro da sua área defensiva de forma deliberada sem estar a defender estritamente nenhum jogador serão marcados 3 segundos defensivos. O jogo segue com 2 lances livres por um jogador a indicar pelo treinador entre os jogadores que estão em campo e reposição de bola pelo ponto médio da linha lateral para a equipa que beneficia dos lances livres.

Pontos
Não haverá linha de 3 pontos, pelo que não haverá lançamentos de 3 pontos

Reposições da bola
Nas violações, a bola poderá ser reposta logo em campo não havendo necessidade do árbitro tocar na bola. Nas situações das faltas os árbitros terão de tocar sempre na bola.

Regra dos 24 segundos

A regra dos 24 segundos só será utilizada nos prolongamentos dos jogos. No entanto caso no 6º período o jogo esteja equilibrado o Director de campo ordenará à contagem dos 24 segundos nos últimos 3 minutos desse período.
 
6. Consideras que deveríamos introduzir uma linha de 3 pontos adaptada às circunstâncias das idades e das dimensões dos campos?
 
7. Tens alguma sugestão para alteração de regras?

8. Tens alguma outra sugestão?

Para que não seja apenas a minha cabeça a reflectir sobre as respostas que já recebi, deixo aqui uma sugestão: Apesar de não terem estado presentes em Paços de Ferreira quem se quiser pronunciar sobre algum destes temas deixe aqui o seu comentário.

A promessa de, em Setembro, relatar o que pudemos observar em Collell e informar de uma forma sucinta, qual foi a sensibilidade dos treinadores presentes em Paços de Ferreira, em que assuntos houve unanimidade e em que assuntos o consenso é mais difícil, fica desde já aqui feita.

Até lá o meu obrigado às múltiplas pessoas que me abordam por esse país fora para falarem comigo sobre as reflexões que vou expondo, e aos comentários que vão fazendo aos artigos. Com votos de ideias que contribuam para o desenvolvimento do basquete desejo a todos umas boas férias. 

 

Comentários 

 
+2 #2 tó costa 19-07-2011 17:06
No ponto nº 1, concordo com o modelo proposto, já que as equipas nos clubes também podem ser mistas

No ponto 3,também concordo, devido a neste escalão todos deverem ter as mesmas oportunidades de jogar. Trata-se de escalão, onde ainda não deveria haver, e ser incutido nas crianças, que ganhar é o mais importante. Estive em Paços de Ferreira, verifiquei isso na face dos atletas, mas alguns pais na bancada também se comportam de maneira muito desagradável. Na maioiria dos casos, não são exemplos para os jovens, e nalguns casos nem deveriam ter entrada nos pavilhões.

Ponto 4 ---- A Festa deveria ser somente para jovens que praticassem durante toda a época nos cestos de 2,60 metros. A maioria das Associações, consegue ter um leque alargado de atletas, sendo injusto que uma pequena percentagem de jovens não tenha acesso ao evento.
Citar
 
 
+2 #1 António Barbosa 19-07-2011 11:08
Tive o prazer de assistir às meias finais e final do Torneio. E foi uma festa bonita.
Em relação às equipas mistas ou não penso que dado o nível avançado que muitos dos atletas demonstram a separação seria benéfica.
Em relação à altura dos cestos acho se devia cumprir com a altura de Mini 12, e também acho que se devia pensar nos moldes de selecção porque achei que existia muitos miudos que jogaram o ano todo em Iniciados e em vez de ser uma festa Mini era mais Iniciados, e com isto tira-se a vez de miudos que passaram o ano todo a competir em Minis de irem à sua festa.
Acho que a linha de 3 pontos não se justifica de maneira nenhuma, e as regras que sejam diferentes daquilo que se faz ao longo do ano desvirtua a "Festa" e torna-se dificil de ser gerida por atletas e àrbitros.
Penso que uma boa regra era a obrigatoriedade da defesa h*h.
Aqui fica o meu contributo e desejos de umas boas férias.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária