Comemorar 120 anos
 
Faixa publicitária
Localização: HOME ENTRETENIMENTO ARTIGOS ESPECIAIS Comemorar 120 anos

Comemorar 120 anos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

James NaismithO Agrupamento de Escolas de Oliveira do Douro vai promover um extenso programa de comemoração dos 120 anos de basquetebol (1891-2011).

E é com muito prazer que o Planeta Basket divulga esta iniciativa de grande mérito apresentando um resumo do projecto da comemoração desta efeméride.

Perfazem-se neste trimestre, 120 anos de idade de um jogo e uma modalidade desportiva tão especial como é o basquetebol. Este desporto surgiu nos Estados Unidos da América, dentro de uma escola de formação de monitores de Educação Física da Young Men's Christian Association (YMCA). Viu a luz do dia como forma renovada de Educação Física que se adaptava às exigências e motivações dos alunos desse tempo, dentro de condições materiais e climáticas especiais e resultou da sensibilidade e criatividade especiais de James Naismith. A história e as estórias da invenção desse jogo constituem em si mesmas, um manancial de ideias e sugestões para um entendimento mais frutuoso dos processos sócio-culturais do ensino-aprendizagem.

Com esta iniciativa, pretende-se utilizar as práticas multiformes do basquetebol para despertar ou aumentar o gosto pela prática desportiva em geral e pelo basquetebol em particular; envolver a comunidade escolar no seu todo através de actividades variadas cujo denominador comum é o jogo de basquetebol e demonstrar o seu valor cultural e pedagógico, assim como das conexões que se podem legitimamente estabelecer com outros ramos da actividade humana.

Do extenso programa desta iniciativa podemos destacar:

  • O Torneio Comenius das sete nações: torneio de basquetebol envolvendo as equipas dos 6 países/escolas que visitam O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Douro, no âmbito do Projecto Comenius: Polónia; Alemanha; Bélgica; Roménia; Bulgária e Letónia e evidentemente, Portugal. Participa também uma equipa do Resto do Mundo;
  • A Exposição multimédia “120 anos de basquetebol”;
  • A criação de uma equipa de basquetebol de desporto escolar para alunas do escalão Infantil;
  • A realização de um curso de formação de árbitros de basquetebol;
  • A aquisição de uma máquina de lançamentos: aparelho recreativo de lançamentos individuais ao cesto a colocar no bufete dos alunos;
  • A realização da actividade “Cesto de Ouro” e jogos adaptados para os alunos do 4.º ano de escolaridade das Escola do 1.º Ciclo do agrupamento;
  • A elaboração de um filme em video “A invenção do basquetebol”;
  • Coreografias sobre basquetebol;
  • O Concurso de artes plásticas, (para alunos do 2.º ciclo) subordinado ao tema: “120 anos de basquetebol”.
  • O Concurso subordinado ao tema “A Física do basquetebol: das catapultas ao lançamento de média distância”. Para 8.ºs e 9.ºs anos.
  • A ida à escola de jogadores profissionais de basquetebol com orientação de um treinador e demonstração de técnicas e jogos dos nossos alunos sob a orientação do Prof. José Carlos Pereira.
  • Palestras:

“Matemática e basquetebol” - Proferida por um membro do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da UP;
“Modelos inovadores no ensino do basquetebol” pelo Pof. Dr Amândio Graça;
“Pedagogia do basquetebol - O árbitro, o treinador, o jogador, o público e a comunicação social” pelo Prof. Francisco Costa.

  • Um “Opúsculo sobre basquetebol” da responsabilidade dos professores Henrique Santos e António Batista;

Este extenso projecto multidisciplinar implica a participação toda a comunidade do Agrupamento de Escolas com o mérito de envolver os diversos grupos escolares de professores em actividades específicas das suas áreas. Para finalizar no âmbito desta iniciativa já foram criados dois  blogs pelo Henrique Santos um dos mentores desta iniciativas os blogs “120 anos de basquetebol” e “Aprender e ensinar basquetebol”. O primeiro sobre aspectos da história do jogo em geral e o segundo, sobre conteúdos do ensino e aprendizagem do basquetebol. Links respectivos: 120 anos de basquetebol e Aprender basquetebol.

 

Comentários 

 
+1 #1 João Ribeiro 25-10-2011 23:14
A minha paixão pelo Basquetebol é tanta e o fascínio pela sua história e evolução é tão grande que não resisto a comentar e enaltecer esta brilhante iniciativa. Esta comemoração, bem como o seu teor de iniciativas são de uma criatividade excelente e recheada de informação e conteúdo, que só poderá contagiar quem puder desfrutar desta iniciativa. Este momento deveria constituir um momento chave de viragem da forma como Portugal vive o Basquetebol, como os aficionados vêem a modalidade e como se pensa hoje sobre o desenvolvimento do Jogo. Os meus parabéns não só pela iniciativa como também pela forma como este artigo está construído em redor deste evento.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária