A qualidade da escola lituana
 
Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS MEMORIAS A qualidade da escola lituana

A qualidade da escola lituana

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altA Lituânia volta a marcar presença nos Jogos Olímpicos, após terminar num dos três primeiros lugares da fase de qualificação que decorreu na Venezuela.

Esta é a sexta aparição consecutiva da Lituânia nos Jogos. Após a dissolução da União Soviética, a Lituânia apareceu na cena internacional como um dos expoentes maiores da enorme tradição do basquetebol da europa de Leste. Nunca é demais relembrar a edição mágica do torneio olímpico de Barcelona'92, que alem do fenómeno Dream Team, viu nascer uma nova nação para a ribalta do basquetebol mundial. Na altura liderada por jogadores como Arvydas Sabonis e Sarunas Marciulionis, os lituanos festejaram a liberdade e a independência do país com o bronze olímpico. Bronze que repetiram nas edições seguintes, em Atlanta'96 e em Sydney'2000.

Dessa selecção de 2000 há ainda um resistente, o experiente base Sarunas Jasikevicius que se prepara para jogar nos seus quartos Jogos Olímpicos (2000, 2004, 2008 e 2012). Aos 36 anos, aquele que foi indiscutivelmente um dos bases mais influentes e dominadores do basquetebol europeu da última década, continua a sentir-se preparado para ajudar a equipa, como o demonstrou recentemente na fase de qualificação. Numa fase da carreira bem diferente, mas já pronto para ajudar parece estar o jovem poste de 20 anos Jonas Valanciunas. Figura maior do mundial junior de 2011, Valanciunas foi escolhido pelos Toronto Raptors na 5ª posição do draft desse mesmo ano e prepara-se agora para rumar à NBA. Do lote de 12 atletas que vão estar à disposição de Kestutis Kemzura, há ainda a destacar o base-extremo do Real Madrid, Martynas Pocius, os bases Kalnietis e Kaukenas e claro, o capitão Linas Kleiza, entre outros bons valores.

Mais do que os nomes, o que há a destacar na Lituânia é a qualidade da sua escola, que se reflete nos fundamentos dos seus jogadores e naturalmente na qualidade do seu jogo. Os Lituanos fazem da qualidade técnica, quer ao nível do passe, quer ao nível do lançamento, quer ao nível da leitura de jogo as suas maiores armas. E alem disso contam tradicionalmente com um apoio gigantesco dos seus adeptos, sempre dispostos a correr o mundo para gritar a plenos pulmões "Lietuva, Lietuva!"

O que irá fazer esta Lituânia em Londres? Se olharmos para as últimas presenças em Jogos Olímpicos, os números apontam para o 4º lugar. Senão vejamos:

Barcelona 1992 - 3º lugar
Atlanta 1996 - 3º lugar
Sydney 2000 - 3º lugar
Atenas 2004 - 4º lugar
Pequim 2008 - 4º lugar
Londres 2012 - ?

Mas independentemente destas curiosidades numéricas, o que podemos esperar desta Lituânia é o mesmo de sempre. Uma equipa muito inteligente, que vai ganhar jogos, que deverá passar aos quartos-de-final e criar sérias dificuldades a todos os que lhe aparecerem pela frente. Se vai chegar para uma medalha? A Lituânia sempre foi e por enquanto continuará a ser uma eterna candidata às medalhas.

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária