Faixa publicitária
Localização: HOME LENDAS 100 ANOS BASQUETEBOL “Os sete magníficos”

“Os sete magníficos”

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 11
FracoBom 

Cem Anos Cem NomesPor mera coincidência de um famoso filme de 1960, “Os sete magníficos” o número dos dirigentes eleitos para os Cem Anos Cem Nomes também foram sete.

Contudo assim como os, nessa altura jovens actores, que participaram nesse filme se tornaram famosos, também estamos convencidos que a história do basquetebol não esquecerá os nomes escolhidos pela equipa do Planeta Basket.

Ao contrário do que aconteceu no caso dos jogadores e dos treinadores, não houve nem leitores a enviarem-nos nomes de dirigentes que a equipa do Planeta Basket não tivesse mencionado, assim como não houve comentários a relembrar  algum dirigente esquecido.

Entre os eleitos há 4 presidentes da federação, dois dirigentes de clubes e um dirigente ligado à arbitragem.  O presidente com mais tempo à frente dos destinos da federação neste cem anos foi Mário Saldanha. Durante os seus mandatos que terminam em 2014 por imposição legal, figuram alguns dos momentos e acontecimentos mais prestigiantes do basquetebol nacional, como a capacidade organizativa do Mundial de Juniores de 1999, com o Pavilhão Atlântico completamente lotado para assistir uma final memorável, os dois únicos apuramentos da história do basquetebol para fases finais de Campeonatos da Europa de Séniores 2007 e 2011 e em termos da formação o evento mobilizador e unificador do basquetebol nacional, que é a Festa do Basquetebol Juvenil.  Como temos referido o sucesso deste feitos resulta da cooperação entre dirigentes e técnicos. No caso da organização do Mundial teremos de referir o Prof. Manuel Fernandes e no caso da Festa do Basquetebol Juvenil o Prof. José Salgueiro. No caso das selecções nacionais de 2011, o trabalho realizado por Mário Palma e no brilhante 9º lugar do Europeu de 2007, Valentim Melnichiuk.

Os dirigentes eleitos são:

  • Albano Fernandes
  • Arala Chaves
  • Cardão Machado
  • Hugo dos Santos
  • Mário Saldanha
  • Matos Pacheco
  • Máximo Couto

Já com 15% dos nomes escolhidos amanhã avançamos para a categoria seguinte estrangeiros e funções diversas.

 

 


 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária