Em defesa do título
 
Faixa publicitária
Localização: HOME EUROLIGA Euroliga: Noticias Em defesa do título

Em defesa do título

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

OlympiacosA Final Four da Euroliga começa sexta-feira em Londres. Depois de uma época intensiva, os quatro apurados partem com legítimas esperanças de conquistar o troféu mais importante do basquetebol europeu.

O Olympiacos é a equipa que mais presente tem na memória a sensação de ser os Campeões da Europa depois da vitória em 2012. Os gregos partem para a fase final como fortes candidatos, ou não contassem com Vassilis Spanoulis, 4.º melhor marcador da competição (14.7) e 3.º em assistências (5.6), e com Kostas Papanikolaou, eleito o Melhor Jovem da presente edição da Euroliga.

O caminho até a Final Four não foi fácil para o Olympiacos. Apesar de ter feito uma fase regular tranquila (oito vitórias e duas derrotas) e de ter alcançado o 2.º posto no Top 16, os gregos tiveram muitas dificuldades em eliminar o Anadolu Efes no Play-off. Os turcos levaram o Play-off até à negra após nenhuma equipa ter cedido nos dois jogos em casa. Mas em Atenas o campeão voltou a mostrar a sua experiência e venceu por 82 – 72, garantindo assim a presença em Londres.

O Olympiacos, que já venceu a competição por duas vezes (1997 e 2012), é um dos históricos do basquetebol europeu. Nos últimos quatro anos os gregos estiveram presentes por três vezes na fase final da competição, conseguindo um 4.º posto (2009), um 2.º (2010) e um 1.º (2012).

A equipa orientada por Georgios Bartzokas caracteriza-se por ser uma equipa consistente e que gosta de controlar o ritmo de jogo, principalmente com a bola na mão de Spanoulis, o experiente líder da equipa. Sólidos na luta das tabelas, os gregos preferem um ataque planeado, apesar de não rejeitarem uma oportunidade de fazer um bom contra-ataque se o seu adversário estiver desequilibrado.

O sucesso da equipa prende-se com a capacidade de liderança de Spanoulis e com a dupla de extremos internacionais gregos. Kostas Papanikolaou, eleito como Rising Star da competição, e Georgios Prientzis são jogadores completos que ajudam a equipa em todas as vertentes do jogo. Ambos com mais de dois metros, causam muitos problemas aos adversários pela versatilidade ofensiva.

O cinco inicial mais utilizado no Play-off frente ao Anadolu Efes completa-se com dois atletas norte-americanos que já estiveram na NBA. Acie Law, base marcador que não teve muito sucesso em Charlotte, Chicago, Memphis e Golden State, fornece à equipa do Olympiacos uma capacidade de atacar o cesto e romper defesas através do drible, e Josh Powel, um jogador físico, que apesar de não ter sido muitas vezes titular ocupou com sucesso a posição de poste frente aos turcos, impondo a sua presença na defesa e na luta dos ressaltos.

alt

O Olympiacos defronta os CSKA de Moscovo no jogo inaugural (18H00) da Final Four de Londres, num jogo que se prevê muito equilibrado, ou não estivessem frente a frente os dois finalistas de 2012.

Histórico do Olympiacos na Euroliga desde 2000

  • 2000/2001 – Derrotados pelo Tau Cerâmica nos quartos-de-final
  • 2001/2002 – Eliminados na fase Top 16 (2.º no grupo G)
  • 2002/2003 – Eliminados na fase Top 16 (2.º no grupo G)
  • 2003/2004 – Eliminados na fase Top 16 (4.º no grupo D)
  • 2004/2005 – Eliminados na fase regular (7.º no grupo A)
  • 2005/2006 – Derrotados pelo Maccabi Elite no Play-off
  • 2006/2007 – Derrotados pelo Tau Cerâmica no Play-off
  • 2007/2008 – Derrotados pelo CSKA de Moscovo no Play-off
  • 2008/2009 – 4.º classificado
  • 2009/2010 – 2.º classificado
  • 2010/2011 – Derrotados pelo Montepaschi Siena no Play-off
  • 2011/2012 – Campeão

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária