The Incredible Girls
 
Faixa publicitária
Localização: HOME SUB-18 FEMININOS Sub18 Femininos: Noticias The Incredible Girls

The Incredible Girls

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 20
FracoBom 

The Incredible GirlsSorri Portugal. Hoje o basquetebol nacional acordou com duas equipas na Divisão A. Duas seleções femininas que fizeram história e devolveram esperança ao nosso basquetebol.

As “The Incredible Girls” começaram por galvanizar Matosinhos, ao conquistar a medalha de prata, na divisão B, naquela que constitui a melhor classificação de sempre no escalão de Sub-16 feminino. Correspondente ao décimo oitavo lugar no ranking Europeu deste ano, a equipa comandada por Ana Catarina Neves e Agostinho Pinto ganhou também a possibilidade de no próximo ano, medir forças diante das equipas da elite europeia.

Mas a maior proeza de sempre do basquetebol feminino nacional foi escrita na Croácia. Com um começo de campeonato pouco consistente, sobretudo em termos ofensivos, mas com um final glorioso, as “The Incredible Girls” conseguiram entrar no Top-10 no velho continente, somando 6 vitórias consecutivas diante de várias equipas com fortes tradições no basquetebol feminino.

Foram batidos vários recordes, mas o nono lugar a nível Europeu é certamente aquele que vai ficar para a história. Depois de no ano passado terem conduzido a selecção nacional na subida à divisão A (medalha de bronze), as timoneiras da equipa, Mariana Kostourkova e Margarida Faria, alcançaram outro feito histórico. Tal provavelmente não teria ocorrido, caso estas duas treinadoras não tivessem demonstrado a coragem e a visão de futuro evidenciada no ano passado ao apostar numa equipa extremamente jovem, mas não menos talentosa. Ao ganhar essa aposta, esta selecção ganhou uma experiência internacional que esteve certamente na base da obtenção de tão extraordinários resultados.

Em termos individuais as jogadoras portuguesas que já nos vêm habituando a presenças em cinco ideais de Campeonatos da Europa voltaram a não defraudar as expectativas. Efectivamente, este ano Portugal conseguiu colocar pela primeira vez, duas jogadoras no Cinco Ideal de uma mesma competição. E pela primeira vez tambem, uma jogadora portuguesa conseguiu o feito inédito de conquistar o troféu de MVP de um Campeonato da Europa, Divisão B, naquela que é indubitavelmente uma das maiores distinções individuais atribuídas em campeonatos europeus.

As “The Incredible Girls” merecem os nossos aplausos por terem preenchido o nosso verão com inúmeros momentos de alegria e de orgulho. Fizeram história e deram-nos esperança de que o nosso basquetebol e em particular o feminino terá um futuro promissor.

Seguem os nomes das 22 Incredibles Girls:

  1. Beatriz Jordão
  2. Carolina Bernardeco 
  3. Carolina Goncalves
  4. Catarina Mateus
  5. Catarina Rolo
  6. Chelsea Guimarães
  7. Constança Neto
  8. Emília Ferreira
  9. Inês Veiga
  10. Joana Cortinhas
  11. Joana Soeiro
  12. Josephine Filipe
  13. Laura Ferreira
  14. Leonor Serralheiro
  15. Maianca Umabano
  16. Maria Brandão
  17. Maria Kostourkova
  18. Sara Dias
  19. Simone Costa
  20. Sofia De Almeida
  21. Sofia Pinheiro
  22. Susana Lopes

 

Comentários 

 
+4 #1 Rui Pedro 27-08-2013 08:17
Um verão quente que nos faz ter esperança que bons ventos de avizinham para o basquetebol português.
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária