Texas a ferro e fogo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias Texas a ferro e fogo

Texas a ferro e fogo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Tim DuncanA divisão do Sudoeste é tradicionalmente uma das mais competitivas de toda a NBA e este ano parece mais equilibrada que nunca. É que para alem das três equipas do estado do Texas:

San Antonio Spurs, Houston Rockets e Dallas Mavericks, há que voltar a contar com os Memphis Grizzlies e que passar a ter em conta os New Orleans Pelicans.

San Antonio Spurs

Parece que os anos não passam em San Antonio, ou pelo menos que a idade não pesa em Tim Duncan e companhia. De há alguns anos para cá, a conversa é sempre a mesma: Será que é esta a última campanha destes Spurs? A resposta tem sido dada ano após ano dentro do campo. Os Spurs são os actuais vice-campeões e ficaram a um curtíssimo passo do título.

A estabilidade é a base do sucesso destes Spurs, que voltam a contar com Tim Duncan, Tony Parker e Manu Ginobili como principais referências, enquanto o promissor Kawhi Leonard se prepara para assumir cada vez maior protagonismo. O plantel dos Spurs pouco mudou. Gary Neal foi à procura de um novo contrato e DeJuan Blair de mais minutos de utilização. Para os seus lugares entram o atirador Marco Belinelli e mais recentemente Josh Howard, que em tempos brilhou nos Mavericks. As grandes alterações ocorreram mesmo no staff técnico da equipa com as saídas de Mike Budenholzer (Hawks) e Brett Brown (Sixers), numa clara demonstração de reconhecimento pelo bom trabalho efetuado pelo staff técnico dos Spurs ao longo dos últimos anos.

Memphis Grizzlies

Finalistas vencidos na final da conferência oeste do ano passado, os Grizzlies voltam a estar entre a elite da liga, sobretudo devido à sua capacidade defensiva. Os Grizzlies continuarão a ser uma das melhores defesas da prova, até porque o seu novo treinador David Joerger era o anterior adjunto de Lionel Hollins e responsável pelas tarefas defensivas do conjunto.

Liderados no interior por Marc Gasol, eleito o melhor defensor do ano passado, e contando com a energia e tenacidade de Tony Allen e Mike Conley para limitar os jogos exteriores adversários, não será seguramente na defesa que os Grizzlies terão problemas. Já no ataque, há maior margem para crescer. Zach Randolph e Gasol deverão ser os esteios ofensivos de um conjunto, que espera que Mike Conley assuma cada vez mais responsabilidades no ataque e que o reforço Mike Miller se consiga manter em boas condições físicas para dar à equipa, aquilo que mais lhe faltou na temporada passada, o tiro exterior.

Houston Rockets

Ano novo, vida nova em Houston com a chegada do free agent mais cobiçado deste verão, Dwight Howard. O poste ex-Lakers optou pelos Rockets por considerar que o conjunto texano era o que lhe oferecia as melhores condições para lutar pelos títulos nos próximos anos. Ao lado do talentoso James Harden e de outros jovens valiosos como Jeremy Lin, Chandler Parsons e Omer Asik, os Rockets aparentam ter valor mais que suficiente para discutir os postos cimeiros do oeste.

São várias as soluções à disposição do treinador Kevin McHale que terá no entanto o grande desafio de pegar num bom lote de jogadores e de formar uma grande equipa. McHale tem possivelmente o melhor poste (Howard) e o melhor segundo base (Harden) da competição no seu plantel, o que diz bem da valia teórica e do potencial destes Rockets. Mas numa equipa ainda em fase de formação, o objectivo de lutar pelo título, embora atingível, parece ainda ser um pouco precoce.

Dallas Mavericks

O defeso não começou bem para Mark Cuban e para os seus Mavericks, com mais uma contratação falhada de uma super-estrela, Dwight Howard. E apesar de terem falhado o objectivo principal, os Mavericks trabalharam imenso para reconstruir novamente o seu plantel.

Dirk Nowitzki mantem-se como a grande figura do conjunto, tendo agora ao seu lado o cerebral base espanhol Jose Calderón, o explosivo Monta Ellis e o gigante Samuel Dalembert para o ajudar a levar os Mavericks de novo aos playoffs. No banco mantem-se tambem Rick Carlisle, um dos mais conceituados e reconhecidos treinadores dos últimos anos na NBA, sobretudo depois do título de campeão em 2011. O objectivo realista para este ano e desde que Nowitzki se mantenha saudável é o apuramento para os playoffs, mas mesmo que lá cheguem será difícil que passem à segunda ronda.

New Orleans Pelicans

A mudança do nome de Hornets para Pelicans é uma das novidades da liga este ano, mas as mudanças em New Orleans não se ficam por aqui. Os Pelicans estão nitidamente mais fortes com as chegadas de Jrue Holiday e Tyreke Evans, que se juntam aos talentosos Anthony Davis e Eric Gordon.

Davis ganhou peso neste verão, está melhor preparado do que na sua época de rookie e deverá ser uma das revelações da temporada. Gordon foi um dos grandes investimentos dos então Hornets na troca de Chris Paul para os Clippers e os responsáveis do clube continuam a acreditar nas suas potencialidades, apesar das lesões que o têm impedido de dar o salto. Os Pelicans são uma equipa jovem e promissora e poderão fazer uma boa temporada mesmo na competitiva conferência Oeste, desde que as lesões não voltem a impedir o crescimento do conjunto.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária