Pelo prazer de jogar
 
Faixa publicitária
Localização: HOME CNB1 CNB1: Noticias Pelo prazer de jogar

Pelo prazer de jogar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

CNB1 SulNem só de ambições materiais vive o ser humano. A satisfação que o atingimento de um objectivo traz, o reconhecimento por um desempenho excelente ou o sabor da vitória numa competição desportiva são razões suficientes

para que haja quem troque horas de repouso ou de lazer pelo tempo e esforço dedicados ao treino e se integre num grupo para praticar um desporto colectivo.

 A esmagadora maioria, se não a totalidade, dos jogadores que participam no Nacional da 1ª Divisão fá-lo pelo prazer de jogar esta extraordinária modalidade que é o Basquetebol. E se o nível técnico, o potencial atlético e o conhecimento do jogo não são homogéneos entre as equipas participantes, no que diz respeito à entrega ao jogo há algum equilíbrio. Nos encontros das 3 primeiras jornadas já se viram períodos de jogo em que conjuntos menos apetrechados ganharam vantagem frente a adversários mais fortes, obrigando estes a reagir e a colocar em campo todas as suas armas para inverterem a tendência do jogo. Com estas atitudes, um jogo desequilibrado não é necessariamente negativo, ao dar a possibilidade a uma equipa menos apetrechada de se superar e com isso melhorar o nível do seu jogo e por outro lado dar minutos aos jogadores menos utilizados das equipas mais fortes.

No grupo Sul B, constituído pelas equipas do Alentejo e Algarve, disputaram-se 3 encontros da 1ª jornada, todos com resultados desnivelados. O Imortal, campeão do CNB1 na época passada, bateu os Tubarões fora e o também ex-CNB1 Salesianos de Évora venceu em casa o Grândola. Quem marcou mais pontos foi o Reguengos de Monsaraz na recepção ao Ferragudo. Na época passada integraram os dois o CNB2 com vantagem do Ferragudo, que venceu os dois jogos entre ambos, mas desta vez a situação inverteu-se e o conjunto alentejano superiorizou-se com clareza.

Os grupos Sul A e Centro/Sul tiveram jornada dupla no fim-de-semana e a maioria dos encontros terminou com diferenças superiores a 10 pontos, o que não impediu que se tivessem verificado embates com alguma intensidade.

No Sul A o Estoril Basket, semi-finalista da Zona Sul do CNB1 no ano passado, juntou 2 vitórias à que tinha conseguido na 1ª jornada. Ao bater o Seixal em casa e o Montijo fora o conjunto da linha tornou-se o único só com vitórias e lidera a classificação. Com 2 vitórias e 1 derrota seguem 6 equipas: União Sportiva, Barreirense, Basket Almada, Algés “B”, Salesianos OSJ e Seixal. Basket Queluz, Montijo e AEFCT registam 1 vitória e 2 derrotas, e na cauda da classificação só com derrotas seguem Estoril Praia e Cruz-Quebradense.

Além do Estoril Basket, o único conjunto que venceu os dois encontros do fim-de-semana foi o Barreirense, frente ao Algés “B” em casa e na visita ao Basket Queluz. Facto a salientar pela negativa tem sido a fragilidade revelada pelo Cruz-Quebradense, um dos ex-CNB1 deste grupo.

Os Salesianos OSJ estiveram nos dois jogos que terminaram com resultado mais nivelado, ao vencer em casa por 9 pontos a AEFCT e ao perder fora com o Seixal por 3. Nas excelentes instalações das Oficinas de S. José os Salesianos entraram mal no encontro com o conjunto da Faculdade de Ciência e Tecnologia. O 1º período foi dos visitantes (7-14), mas a equipa da casa soube encontrar o antídoto para os pontos fortes dos estudantes do Monte da Caparica e encetaram uma recuperação passo a passo ao longo dos restantes 3 períodos de jogo. Ao intervalo os Salesianos já venciam (22-21), mantendo-se na frente no final do 3º período (34-32). Nos últimos 10 minutos os donos da casa mostraram-se mais confiantes, aumentaram a diferença e controlaram bem a reacção da FCT, terminando com (47-38).

No Centro/Sul 3 equipas seguem só com vitórias, embora a Física já tenha disputado 3 jogos e Belenenses e Atlético apenas 2. Com 2 vitórias e 1 derrota estão Moscavide e Técnico e com 1 vitória e 2 derrotas Chamusca e Rio Maior. A Academia disputou 2 jogos, ganhando 1 e perdendo o outro, e só com derrotas mantêm-se o Odivelas (3) e o NB Queluz e o Malveira (2).
Física, Moscavide e Belenenses foram os conjuntos que somaram 2 vitórias no fim-de-semana, enquanto o Atlético, que só disputou 1 encontro se destacou pelos 110 pontos marcados ao Malveira.

A visita do Técnico a Moscavide proporcionou um encontro intenso e com diversas alternâncias no marcador. Ao domínio dos donos da casa no 1º quarto (19-13) responderam os visitantes reequilibrando no 2º (31-31), mas foi o 3º o período da decisão. O Moscavide colocou em campo uma defesa zona agressiva em todo o campo e bloqueou durante vários minutos a condução da bola por parte do Técnico provocando diversos turnover’s, o que lhe permitiu chegar ao fim do 3º quarto na frente (53-48). O maior acerto no lançamento de meia-distância do lado do Moscavide foi outra ajuda importante para os 11 pontos da diferença final (72-61).

Os resultados das 2ª e 3ª jornadas do Centro/Sul e Sul A e da 1ª jornada do Sul B foram os seguintes:

 

Centro-Sul

 
Física Torres Vedras 83-60 Academia Lumiar "B"
Hiper-Activo Malveira 64-71 CBC
NBIST - UTL 69-60 RM Basket Oeste
Odivelas Basket Clube 37-71 A.C.Moscavide
Belenenses-Casa Sorte 70-54 NB Queluz Nosso Prego
Atlético 110-63 Hiper-Activo Malveira
CBC 64-77 Física Torres Vedras
A.C.Moscavide 72-61 NBIST - UTL
RM Basket Oeste 47-73 Belenenses-Casa Sorte
Academia Lumiar "B" 66-34 Odivelas Basket Clube
  Sul A  
Salesianos OSJ  47-38  AEFCT
Estoril Praia  50-65  Basket Queluz
SIMECQ 57-82  União Sportiva
Montijo Basket  66-52  Basket Almada
Estoril B.C.  62-50  Seixal
FC Barreirense 51-41  Algés"B"
AEFCT 66-56  Estoril Praia
Basket Almada   69-56  União Sportiva
Algés"B"  68-54  SIMECQ
Montijo Basket  57-79  Estoril B.C.
Basket Queluz  57-73  FC Barreirense
Seixal  72-69  Salesianos OSJ
   Sul B  
ASC/BVRM/T.d'el Rei 91-55  ACD Ferragudo CLUB NAU
Tubarões Sandomania  37-72  Imortal Basket / IMEEX
Salesianos Évora 73-47  

 

No próximo fim-de-semana o campeonato sofre uma interrupção. A 4ª jornada dos grupos Centro/Sul e Sul A e a 2ª do Sul B disputam-se no fim de semana de 9 e 10 de Novembro.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária