No jogo também se treina
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO No jogo também se treina

No jogo também se treina

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 10
FracoBom 

João RibeiroCorria a época de 2003-2004 quando se realizou uma acção de formação destinada a treinadores, organizada pela AB Coimbra e dinamizada pela então Diretora Técnica Isabel Lemos.

A referida acção realizou-se na Casa Abrigo do Sporting Figueirense, na Serra da Boa Viagem e contou com o excelente contributo da Isabel Ribeiro dos Santos, na altura Seleccionadora Nacional de Cadetes Femininos.

Nessa acção foi possível não só partilhar a forma como as seleções femininas era organizadas na altura, como também pormenores e sugestões práticas, simples, que muito enriqueceram quem teve o privilégio de assistir à sessão.

No artigo desta semana gostaria de partilhar uma das sugestões apresentadas e que, numa realidade em que todos os momentos são importantes para ensinar e proporcionar tempo de prática, muito útil tem sido em contexto de sub-14 – No aquecimento para o jogo também se pode treinar.

Do trabalho que realizo com equipas de sub-14, concebo sempre 4 sessões semanais de treino. Sendo que 4ª Sessão se realiza nos 45 minutos antes do jogo em casa, ou 25 a 30 minutos antes de um jogo fora.

A excelente sugestão que  Isabel Ribeiro dos Santos partilhou na altura, permite-me passados praticamente 10 anos sistematizar a ideia, destacando desde já 3 vantagens no trabalho antes dos jogos:

  • Estimula a atenção e concentração para o processo e não para o resultado;
  • Contribui para a diminuição da ansiedade pré-competitiva, na medida em que os atletas se centram nos pormenores da execução e não no aquecimento da equipa adversária;
  • É um momento importante para enriquecer o reportório de finalizações após drible ou arranque em drible, ou após passe.

Os exercícios realizados antes da competição centram-se essencialmente na técnica e táctica individual: Incluem trabalho de activação geral com bola (com exercícios de manejo de bola e drible com duas bolas); aquecimento recorrendo ao trabalho alongamentos ativos e exercícios proprioceptivos; ligação do drible e/ou passe com o lançamento; lançamento livre e técnica individual defensiva.

O facto de, na qualidade de equipa visitada, podermos recorrer ao nosso material  e dispormos do campo com mais antecedência, levam-nos também à possibilidade de explorar o campo todo em exercícios de drible, passe e lançamento.

Pensarmos o período antes do jogo como um mero aquecimento idêntico ao dos adultos é redutor. Numa altura em que sistematicamente nos queixamos de que temos pouco tempo para trabalhar, eis uma sugestão para tornarmos o dia do jogo um momento de aprendizagem seguido do prato forte, o jogo e a competição propriamente dita.

Deixo a vossa imaginação, criatividade servirem os interesses dos vossos atletas desafiando-vos à construção de uma bateria de exercícios adaptáveis ao contexto do dia do jogo.

Por vezes alguns treinadores optam por períodos alargados de informação inicial, preparando o jogo, alertando para um número infindáveis de pormenores. Da experiência creio que os 45 minutos que poderemos dispor antes do jogo podem ser ricos em situações de aprendizagem. Os atletas agradecerão mais este momento em que procuramos ajudá-los na capacitação para jogar. Bom trabalho.
 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária