O compromisso
 
Faixa publicitária

O compromisso

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 13
FracoBom 

San Payo AraújoA semana passada abordei a questão do compromisso com a promessa que voltaria a falar deste tema. Por um conjunto alargado de razões, entre as quais algum individualismo exacerbado que é muito usual nos tempos atuais,

a palavra compromisso parece que desapareceu do dicionário de algumas pessoas. Em termos comportamentais não há melhor ensino do que o exemplo. Como podemos nós ensinar os nossos filhos a respeitar compromissos, se nós pais formos os primeiros por interesses pessoais, a não os respeitar ou levarmos os nossos filhos, a não os levar em consideração?

Como tudo na vida as “novas tecnologias” trazem vantagens e desvantagens. Meio a brincar, meio a sério costumo dizer que o telemóvel deu um grande contributo para o desaparecimento, ou no mínimo para a transformação do valor do conceito compromisso. A facilidade com que nos nossos dias algumas pessoas rompem compromissos através dum simples sms é incomensurável. Quantas vezes não acontece duas pessoas terem combinado um ponto de encontro para uma qualquer atividade, e esta ser alterada à última da hora por um simples sms que justifica, no entender de quem o envia, a alteração do compromisso?

Nessa atitude, quem envia o sms esquece-se que a outra pessoa já organizou a sua vida para corresponder ao combinado, já se deslocou ao ponto de encontro e deixou de fazer outras coisas, para cumprir o seu compromisso. O que é que isto tem a ver com a nossa modalidade, nomeadamente com o minibásquete? A meu ver tudo, pois o que é mais difícil de ensinar são atitudes e comportamentos e uma das grandes qualidades dos desportos coletivos, chama-se a aprendizagem da noção de compromisso.

Para ilustrar o que acabo de referir e como a ausência de compromisso tem implicações no minibásquete vou falar do Circuito Prof. Mário Lemos, que tanto êxito teve nesta época. Neste circuito, que após o Memorial Prof Mário Lemos organizado em Esposende, Mangualde e Vendas Novas, envolveu em 10 etapas realizadas em Santarém, Penafiel, Guimarães, Póvoa do Varzim, Setúbal, Cacela Nova, Gaia, Paços de Brandão, Viseu e Sangalhos, 54 clubes, destes apenas 22, muito por culpa dos pais, conseguiram cumprir o critério de estarem presentes com 12 jogadores por equipa. Todos os clubes podiam participar, mas como, apenas os clubes que cumpriam os critérios podiam receber bolas e verem o seu nome inscrito no ranking nacional, muitas crianças passaram pelo “desânimo” de estarem a participar numa atividade, mas que o seu resultado não contava, nem para os prémios, nem para inscrição no ranking nacional. Como estive presente em várias etapas, expliquei claramente esta situação a todos os presentes, pais e crianças, e pude sentir não apenas nos jovens, mas nos pais na bancada um certo desalento por o clube do seu filho não apresentar 12 jogadores.

Houve logo, quem encontrasse a solução mais fácil e quem defendesse que os jovens presentes não tinham culpa desse facto e que por isso essa regra devia ser alterada. Salvo melhor opinião não é facilitando que ensinamos a noção de compromisso e que responsabilizamos todos, pois como dizem no país, que melhor basquetebol pratica “rules are rules”, ou seja regras são regras. Tenho esperança que na próxima época mais clubes consigam participar no Circuito Mário Lemos com 12 participantes. Se tal acontecer é um facto positivo ao qual vou certamente estar atento. A título de curiosidade os primeiros lugares dos “rankings” das melhores marcas, por equipas mistas, masculinas ou femininas são neste momento ocupados pelos seguintes clubes e em anexo poderá consultar os “rankings” completos.

Ranking

L. Lado direito

L. Lado esquerdo

Lance Livre

Melhor marca

GRIB 73

GRIB 74

CD Povoa 35

Eq. Mistas

GRIB 73

GRIB 74

CD Póvoa 35

Eq. Masculinos

Barreirense 57

Barreirense 53

Barreirense 17

Eq. Femininos

Sp. Figueirense 39

Sp. Figueirense 36

SC Coimbrões 28

 

 

 

 

 

 

Pode ver os "rankings” aqui.

Para ler o artigo precisa de Adobe Reader. Pode fazer o download de programa aqui.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária