O regresso da Blazermania
 
Faixa publicitária
Localização: HOME NBA NBA: Noticias O regresso da Blazermania

O regresso da Blazermania

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altOs Blazers foram uma das principais surpresas da época passada. Este ano terão de provar que essa extraordinária campanha não foi obra do acaso.

Já passaram quase 40 anos desde a Blazermania, o movimento original que levou à loucura as gentes de Portland em 1977, ano em que os Blazers venceram o seu único título da NBA. Alguns anos mais tarde, Clyde Drexler, Terry Porter e companhia ainda fizeram sonhar os adeptos dos Blazers, mas perante o fim do domínio dos Bad Boys de Detroit e o início do reinado dos Chicago Bulls de Michael Jordan, o melhor que os Blazers conseguiram foi chegar às finais. Na actualidade, Damian Lillard e LaMarcus Aldridge são os rostos da equipa, que mesmo competindo na difícil conferência Oeste conseguiu passar à segunda ronda do playoff no ano passado, antes de sucumbir diante dos futuros campeões San Antonio Spurs. Com um cinco inicial sólido, estes Blazers deverão sentir este ano a falta de Mo Williams, um dos mais importantes suplentes do conjunto na temporada passada e que na próxima época jogará nos Minnesota Timberwolves. Para o seu lugar regressou Steve Blake, que apesar da menor criatividade, deverá garantir alguma estabilidade ao conjunto e pontaria nos lançamentos de longa distância. O jogo interior também foi reforçado com a entrada do poste Chris Kaman, que terá de provar a sua utilidade na fase descendente da sua carreira, ainda que no papel de suplente de Robin Lopez. Próximo do seu auge estão outros dois dos atletas mais influentes da equipa: Nicolas Batum e Wes Matthews, que deverão garantir polivalência, tiro exterior e boa defesa aos bases e extremos contrários. Dorell Wright é outro dos veteranos que está preparado para saltar do banco e contribuir, mas as demais opções vindas do banco estão ainda uns furos abaixo do nível exigido para garantir os necessários minutos de descanso aos habituais titulares. E a sua evolução pode significar a diferença entre a simples presença nos playoffs e o regresso da Blazermania. Nomes como C.J. McCollum, Will Barton, Thomas Robinson e Myers Leonard terão de fazer algo mais para garantir maior profundidade ao plantel dos Blazers e consequentemente uma menor dependência de Aldridge, Lillard e companhia.

A figura: LaMarcus Aldridge

Depois da época de carreira que realizou na temporada passada, Aldridge parte com responsabilidades acrescidas para este ano. All-Star pelo terceiro ano consecutivo, o extremo-poste dos Blazers somou em 2013-14 máximos de carreira em pontos (23.2 PPJ), ressaltos (11.1 RPJ), assistências (2.8 APJ) e %LL (82.2%). Apesar dos seus 2.11m, Aldridge é um jogador interior capaz de lançar com elevada eficácia de distâncias mais afastadas do cesto. Alem disso, tem a particularidade de armar o seu lançamento a partir de uma posição muito elevada, o que dificulta a tarefa dos seus oponentes em contestar os seus tiros. A lesão que sofreu no último terço da temporada passada e que o obrigou a falhar sete jogos consecutivos poderia ter deitado tudo a perder na apertada luta pelos playoffs, mas Aldridge regressou a tempo de ajudar a sua equipa a garantir o 5º lugar na conferência Oeste.

Treinador: Terry Stotts

À imagem do que se passou com Aldridge, também Stotts realizou no ano passado a sua melhor época, enquanto treinador principal. De facto, foi a primeira vez em seis temporadas que obteve um recorde positivo (54V/28D). Com mais de duas décadas de experiência nos bancos, Stotts começou a trabalhar na sombra de George Karl, primeiro na CBA e mais tarde na NBA, ao serviço dos Supersonics e dos Bucks. As primeiras experiências enquanto técnico principal nos Hawks e nos Bucks não lhe correram de feição e acabou por ser dispensado dos seus serviços. O regresso à ribalta deu-se em Dallas no cargo de adjunto de Rick Carlisle enquanto responsável ofensivo dos Mavericks que se sagraram campeões em 2011. Em 2012 surgiu o convite dos Blazers e na sua segunda temporada em Portland, transformou a sua equipa numa das mais fortes da competição. A fasquia para este ano está bem mais elevada e passa por manter o nível e quem sabe em sonhar com algo mais.

Cinco inicial

  • Damian Lillard
  • Wes Matthews
  • Nicolas Batum
  • LaMarcus Aldridge
  • Robin Lopez

O joker: Damian Lillard

A atribuição do prémio de rookie do ano em 2012 e a eleição para o jogo All-Star na época seguinte abrem excelentes perspectivas para uma carreira promissora. Dotado de boas capacidades físicas e de um lançamento letal, Lillard tem-se distinguido pela invulgar consistência para um jogador tão jovem e pelo instinto matador que revela em situações de pressão. O jovem base já deu provas de que não tem medo de assumir o jogo nos momentos decisivos e normalmente tem a capacidade de meter a bola no cesto. Alem disso, não falhou um único jogo da sua equipa, e soma médias impressionantes de 20 PPJ e 6 APJ nas suas duas primeiras épocas enquanto profissional, sinais claros da sua fiabilidade e consistência. O futuro poderá pertencer-lhe assim consiga evoluir na vertente defensiva do jogo, a faceta que lhe falta para se tornar num jogador ainda mais completo.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária