Faixa publicitária
Localização: HOME TEOTÓNIO LIMA Um minuto de Silêncio

Um minuto de Silêncio

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Um minuto de SilêncioNo silêncio e em silêncio tive a oportunidade de agradecer ao Prof. Teotónio Lima por todos os seus contributos em prol do desenvolvimento desportivo, da educação física em geral e do Basquetebol em particular.

Em vários momentos tive a oportunidade de ler os escritos do Prof. Teotónio e constatar que exerceu influencia positiva em muitas pessoas ligadas ao Desporto e à Educação Física, em grande parte treinadores e professores.

Nunca tendo falado pessoalmente com o Prof. Teotónio Lima, aprendi do seu saber, tentando progressivamente, ser capaz de alcançar e compreender a dimensão do conteúdo e da mensagem escrita que deixou através das suas obras. Duas lições foram possíveis de retirar do seu ensinamento e sobre as quais reflicto com frequência no lento processo alquimico do meu aperfeiçoamento.

A primeira lição prende-se com a frase escrita – Quando deixares de aprender, deverás deixar de ensinar. Da frase emerge um incentivo para que na nossa atividade, possamos manter a sede de conhecimento, a capacidade de reflexão da nossa prática visando o caminho da excelência e até mesmo a capacidade de influenciar os que nos rodeiam para a necessidade de nos mantermos aprendizes para melhor ensinar. Aprender com os outros dá vida à nossa tarefa de ensinar, pelo que nos deve acompanhar em todas as oportunidades de formação contínua que possamos aproveitar.

Prof. Teotónio Lima

A segunda questão resulta de uma oportunidade tida para assistir a uma Conferência, organizada pelo Clube Académico de Leiria, e dinamizada pelo colega João Nazário. Nessa mensagem gravei na memória o Prof. Teotónio Lima lamentando o fato de, com a idade a avançar e sem estar no ativo, continuar a ser solicitado para, transmitir conhecimento obtido da investigação e transformado numa linguagem rigorosa mas relacionada diretamente com a prática.

O lamento referido deveria constituir uma preocupação transformada em prioridade. Há muita investigação pertinente e importante para a melhoria do desempenho motor, da comunicação treinador atleta, do treino em desporto coletivos que, pela exigência terminológica do seu conteúdo carece da necessária tradução operacional para a prática. O Prof. Teotónio fê-lo, relativamente à metodologia do treino, de uma forma competente e facilitadora da construção de uma filosofia de treinador. No futuro é importante que não se deixe morrer em tese os conhecimentos que vão sendo alcançados pela investigação e que trarão à prática mais qualidade.

Terminaria dizendo que, não obstante o sentimento de tristeza pelo falecimento de uma referência para nós treinadores, deverá ficará o entusiasmo possível para continuarmos a desempenhar de forma competente uma actividade que em muito cresceu e foi dignificada através do contributo do Prof. Teotónio.

Em cada minuto de silêncio que possamos realizar lembrando o Prof. Teotónio Lima, façamos igualmente uma introspecção para nos tornarmos agentes desportivos melhores e capazes de contribuir para o melhoria da modalidade que gostamos e do nosso desporto nacional.

Obrigado por tudo Professor.

 


 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária