Como havíamos anunciado no artigo anterior, prosseguimos hoje com a prática transformadora relativamente à abordagem aos fundamentos técnico-táticos (individuais) de Ataque - escalão mini-8 e mini-10.
Não sem que antes voltemos a sublinhar algumas permissas, neste início de percurso da construção do "edifício-atleta":
- promover o bem estar da criança;
- promover o desenvolvimento psicossomático da criança;
- divertimento-conhecimento dela própria;
- desenvolvimento das suas capacidades;
- criar, estimular e premiar o espírito de grupo.
Situemo-nos, então:
Ataque
- Entradas/finalizações: adequar os passos (apoios) do lado do campo: com drible e com receção em corrida,primeiro sem, depois com defensor;
- Lançamento: pega da bola; alinhamento correto dos segmentos; trabalhar situações de lançamento após receção, primeiro com lançamento com 1 único braço, só depois passar para os 2 com apoio da outra mão;
- 1x1 : trabalhar a perceção da distância do defensor; tomada de decisão, com posição básica ofensiva : lançamento, penetração; incorporar os elementos : agarrar, driblar ou entrada em situações de 1x1;
- Fintas com bola: dar a conhecer e trabalhar fintas de saída e lançamento em situações com defensor;
- Ocupação do espaço: levar em consideração a presença/distância do defensor; detetar e aproveitar espaços livres;
- Ressalto ofensivo: criar o hábito de todos irem ao ressalto;
- Receção da bola e passe: criar o hábito de pedir a bola no espaço e tempo pretendido; ensinar variedade de passes e a sua utilização mais adequada; desenvolver a capacidade de avaliar distâncias e aplicar a força capaz de realizar o passe;
- Trabalho de receção: desenvolver a capacidade de mudar o ritmo para ter condições para receber a bola, 1º sem e depois com defensor;
- Passar e progredir: criar o hábito de não ficar parado e de se deslocar para o cesto, depois de passar a bola; introduzir a perceção da posição do defensor e correr para o cesto em função da mesma;
- Penetrar e assistir: melhorar a progressão em direção ao cesto; ir identificando um colega mais bem colocado para passar;
- Desmarcação e fintas sem bola: no contra-ataque, progredir na direção do cesto e avaliar a melhor opção : passar ou driblar; tentar passar se houver um companheiro sem defensor.
Com paciência e uma bem conseguida metodologia, deverá o treinador gerir e aplicar o seu conhecimento nos momentos considerados oportunos, apresentando soluções aos jovens jogadores.
Aviso "à navegação", recomendado pela "bússola" :
É proibido :
- bloqueios diretos
- bloqueios indiretos
- relaçao jogo dentro/jogo fora
Porque primeiro irá estar o Basquetebol Primeiro - Coimbra, 11 de Julho -, voltaremos a partilhar convosco a 9 de Julho, em antecipação ao Fórum, e posteriormente à sua realização, com análise e comentários ao que de mais relevante e significativo lá acontecer.
Até lá, e bom Basket !