Como o Fórum é já no próximo Sábado, não terei tempo de comentar todos os contributos que tive o cuidado de ler. Contudo não quis deixar de comentar o contributo do José Sá, na medida em que aborda uma questão,
essa sim estruturante, não apenas do basquetebol, mas do desporto nacional, a falta de convergência sistémica entre o sistema desportivo federado e o sistema desportivo escolar.
Como refere o José Sá “De acordo com o Comité Olímpico de Portugal há uma falta de convergência sistémica entre o sistema desportivo e o sistema escolar, quer nas condições de acesso à prática do desporto, quer, ainda, nas de complementaridade das exigências de preparação desportiva e escolar”.
Comité Olímpico de Portugal no documento “Valorizar e afirmar socialmente o desporto: Um desígnio nacional” – 2015.
Já assisti a alguns fóruns promovidos pelo basquetebol e caso compareça em Coimbra, este vai ser o quinto fórum, desde que estou ligado à Federação. Contudo em todos houve muitas ideias, muitas sugestões, mas no final poucas ou nenhumas alterações resultaram desses debates. Espero sinceramente, que este Fórum não resulte em mais apresentações de ideias para que tudo fique na mesma ou pouco se altere.
Para além do contributo do José Sá, há mais contributos, que abordam a questão levantada da convergência dos dois sistemas desportivos, como uma solução para melhorar a formação desportiva no nosso país. Não vou elencar todas as vantagens que essa medida, essa sim verdadeiramente transformadora e estruturante, traria ao basquetebol., apenas vou limitar-me a constatar o facto que na realidade actual existem dois sistemas, que o estado directa ou indirectamente apoia e nenhum deles verdadeiramente funciona e dá uma resposta eficiente e eficaz às necessidades da formação desportiva dos jovens. De uma vez por todas talvez fosse tempo de ter coragem de destruir “capelinhas” e pensarmos nos interesses e necessidades dos mais jovens.
Comentários
“Que desporto Portugal quer ter, para além do Futebol?”. A meu ver, será partindo daqui que se poderá construir tudo o resto.
Se o próprio ensino não está adaptado à prática desportiva e permeia a inercia e o imobilismo, carregando as crianças com matérias e temas de qualidade duvidosa, apenas para encher os tempos vagos, e ainda lhes dá como bónus, uns trabalhos e relatórios para ocuparem o serão...
Dou o exemplo do Alto Rendimento, onde os atletas tem horários normais e as mesmas disciplinas que os restantes alunos e ainda são obrigados a fazer educação física…, fora de controlo e do plano de treino diário do alto rendimento, onde se deve incluir também o descanso. Estes atletas também não gozam de qualquer estatuto de alta competição, que até o BTT tem….
Algo vai muito mal no desporto português, naquele que não se joga com os pés.
Grande abraço
Pergunto, e em Portugal? Quem destaca os benefícios da prática desportiva para o crescimento dos nossos jovens? Quem destaca a importância dos valores associados à prática desportiva, a amizade ou a honestidade, ou valores associados à construção da personalidade como a dedicação, o sacrifício, a resiliência, o trabalho de equipa.
Não percebo porque é que em Portugal continuamos a não acreditar nos benefícios do desporto, principalmente as sucessivas equipas de gestão que têm passado pelo M. da Educação. Obrigado