Uma criança é uma criança
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Uma criança é uma criança

Uma criança é uma criança

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 24
FracoBom 

San Payo AraújoÉ perigosa a forma simplificada, baseada em generalizações, como muitas vezes avaliamos o que se passa à nossa volta, sem conhecimento de causa, nem sabendo ao certo do que estamos a falar.

O universo do basquetebol está cheio dessas apreciações, contudo uma das generalizações mais frequentes, que se ouvem praticamente todos os dias e a todo o momento, refere-se aos políticos e à tão propalada noção que são todos uns aldrabões e uns corruptos.

Sei que não se trata de grandes decisões, mas nestas minhas andanças no mundo do minibásquete, posso-vos dizer que, quanto a autarcas, já apanhei um pouco de tudo. Desde um vice-presidente de uma câmara, que em cerimónia pública com num auditório na sua região cheio de pessoas, me lançou o desafio de organizar no seu concelho um jamboree e depois quando tentei falar-lhe, nunca estava disponível; até autarcas sérios e competentes com quem tive o prazer de acertar até aos mais pequenos pormenores, tudo o que era necessário, para que os eventos sob a égide do CNMB fossem um sucesso. Na verdade já tive que lidar com um pouco de tudo. Por natureza prefiro centrar-me nos bons exemplos, como foi o caso deste último jamboree em que o envolvimento do vice-presidente da câmara de Esposende Prof. Rui Pereira possibilitou, que o evento fosse mais um sucesso do agrado para todas as partes envolvidas.

Ao contrário do que algumas vozes, normalmente sem conhecimento de causa insinuam, este evento está longe de ser apenas brincadeira, em que as crianças só aprendem a cantar e bater palmas, no jamboree treina-se e treina-se com grande volume, intensidade adequada e muita disciplina. Aliás nunca vi conseguir ensinar sem disciplina, e disciplina e prazer nunca foram incompatíveis. Contudo como diz a Jenny Candeias no seu artigo de opinião do jornal A Bola de 23 de Julho de 2015: “Uma coisa é treinar adultos, mesmos jovens, outra coisa é fazê-lo com crianças.” Esta é uma realidade que nunca nos poderemos esquecer, é que uma criança é uma criança, e como é referido por todos os especialistas do treino de crianças, estas necessitam para o seu crescimento de brincar. Confundir os interesses e necessidades das crianças com os interesses e necessidade de resultados traduzidos em número de vitórias dos adultos é salvo melhor opinião um verdadeiro absurdo. A defesa das necessidades das crianças é uma noção que é transmitida a todos os treinadores e monitores presentes. Neste jamboree tivemos mais oito novatos a saber: Ana Cristina Rodrigues, Daniela Seruga, Eduardo Lopes, Maria Expedito, Rafael Viana, Teresa Coelho e Tiago Mina; entre dezoito treinadores/monitores presentes. Todos estiveram à altura, mas deixem-me destacar o Rafael e principalmente a Teresa. Tem um enorme perfil para ser treinadora de minibásquete.

Por solicitação do Ivan Kostourkov estou a fazer o levantamento de quantas acções de minibásquete já fiz, e quantos concelhos do país já percorri nessas acções. Ainda não tenho o número final, mas foram muitas, e já tenho solicitações para a época de 2015/16. Contudo embora, já tivesse dado a parte do minibásquete em vários cursos do grau 1, nunca tinha sido um dos responsáveis por acompanhar um curso inteiro. Esta foi uma experiência nova na minha vida, na qual tive a sorte de ser enquadrado nesta minha primeira experiência pelo amigo José Tavares com larga vivência neste âmbito. Foi para mim também uma aprendizagem, que me possibilitou rever “velhos conhecidos e amigos” como o André Vieira e a satisfação de conhecer de mais perto os seguintes futuros treinadores: Alexandre Colaço, Ana Beatriz Machado, André Vieira, Bernardo Gerardo, Camia Burity, Carlos Andrade, Daniel Costa, David Castro, João Raposo, João Silva, João Fonseca, José Delfim, Marta Pereira, Nádia Lobato, Pedro Oliveira, Rafaela Pereira e Sónia Caria.

Esta experiência, que quero repetir ajudou-me, no entanto a cimentar a ideia que já defendo a algum tempo, que é a necessidade de à semelhança do modelo italiano pugnarmos pela criação dum curso destinado a animadores/treinadores de minibásquete. A todos, mencionados e não mencionados neste artigo desejo-vos votos de boas férias e até Setembro.

 

Comentários 

 
+2 #2 San Payo 29-07-2015 20:36
Caro Nuno Tavares~

Estava eu para publicar o meu artigo quando tu me enviaste este excelente alerta do Prof. Carlos Neto pelo que aqui vai o link

Um abraço

http://observador.pt/especiais/estamos-a-criar-criancas-totos-de-uma-imaturidade-inacreditavel/

http://observador.pt/especiais/estamos-a-criar-criancas-totos-de-uma-imaturidade-inacreditavel/
Citar
 
 
+1 #1 Daniela Saruga 29-07-2015 18:28
*Saruga
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária