Reflexões Natalícias
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Reflexões Natalícias

Reflexões Natalícias

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altNo seguimento do artigo anterior seria lógico dar continuidade ao tema Conceitos de Ataque. Contudo, não consigo ficar alheio às emoções decorrentes da época festiva.

E quando me refiro às emoções é no sentido de destacar pequenos detalhes que alicerçam o nosso envolvimento na atividade desportiva. De uma forma desgarrada destacaria algumas reflexões natalícias que não são mais do que pequenos postais de natal com um selo comum – A Amizade – e um destinatário bem definido – todos aqueles que amam o Desporto e sentem nele um meio de aperfeiçoamento individual.

Não há certamente clube em Portugal que não realize uma atividade natalícia envolvendo atletas, treinadores dirigentes e Pais. Nesses momentos emerge a química entre todos os que dão vida ao clube e que participando em atividade diversas, palavras dirigidas, prendas trocadas e refeições partilhadas, reforçam aquilo que os une. No final, o abraço que se dá e que se recebe, as palavras de fraternidade que se dirigem, reforçam o que de melhor o desporto pode dar – a fraternidade entre todos.

Também na competição podemos encontrar essa mesma fraternidade, antagonizando com os comportamentos antidesportivos que habitualmente são expelidos nos momentos mais emocionantes de uma mesma. Destacaria um momento alto competitivo recente, onde, reconhecido o valor desportivo das equipas que disputavam o 1º lugar foi possível vivenciar vários focus de sucesso e vitória tantas vezes ignorados por quem apenas entende o desporto como algo feito para valorizar o Campeão.

Na verdade, o momento a que me refiro valorizou dignamente quem ganhou, pois fê-lo expressando competência, talento, empenho, rendimento e espírito desportivo. Do outro lado a equipa vencida não só procurava dignificar a sua presença no momento desportivo final, superando-se, como encontrou, naquela participação, a oportunidade de enaltecer outros aspetos de uma competição desportiva. A valorização de atletas que ficaram impedidas de participar por lesão grave; expressar um sorriso coletivo que em muito engrandeceu a foto de grupo e entregar-se ao jogo com enorme prazer e satisfação, foi algo que engrandeceu o momento, sendo importante assinalar.

A organização da época desportiva do nosso basquetebol encontra na época natalícia o momento para que se desenvolvam trabalhos de seleções distritais com vista à participação na grande Festa do Basquetebol Juvenil. A expetativa de todos os atletas que nestes trabalhos participam é a de que possam entrar no Comboio da Festa e desfrutem de uma experiência única.

Mas algo mais fica para além de poder estar presente em Albufeira. A amizade desenvolvida entre atletas que compõem as diferentes seleções das suas associações é algo que fica e alimenta expressões de apoio nos mais diversos contextos competitivos. Todavia, nem sempre essa amizade é entendida pelos adultos, nomeadamente aqueles que revelam dificuldade em estar num momento desportivo juvenil com o discernimento necessário para impedir comportamentos conflituosos. É nesses momentos que os jovens se questionam inconscientemente sobre o porquê de ainda termos nos pavilhões jogos de jovens com claques de adultos?

A esperança, que muitos afirmam sermos nós que a construímos, é a de que possa aumentar uma massa crítica de jovens praticantes que influenciem os adultos com comportamentos que resultem de boa educação pedagógica através do desporto. Se assim continuar o desporto juvenil, poderemos desejar em cada Natal mais fraternidade em torno do mesmo.

Construir outra mentalidade propícia a colocar o Desporto como algo que transforma socialmente os que nele se envolvam e os que com ele cresçam é a reflexão natalícia que partilho.

Os meus votos, esperançosamente enviados a todos, vão no sentido de que possamos sempre jogar para um futuro melhor.

Festas Felizes

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária