Ainda o Minibasquete em Itália
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS DE OPINIÃO Ainda o Minibasquete em Itália

Ainda o Minibasquete em Itália

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 6
FracoBom 

Nuno TavaresNão chega só ter uma base muito larga no escalão de minibasquete, mas também perceber que existem pequenas coisas que ajudam a solidificar e manter os jovens atletas vinculados à modalidade.

O minibasquete é fundamental para o desenvolvimento da modalidade, para a sua sustentabilidade tanto a nível desportivo como financeiro. Embora em Itália, os clubes não se agarram unicamente ao minibasquete como um pilar fundamental da saúde financeira da secção, é certo que ter um número muito grande de minis ajuda a projectar o futuro da modalidade, de modo, a que esta posso ter um projecto de continuidade nos anos seguintes.

A federação, não sendo a única responsável pelo sucesso da modalidade, tem um peso considerável no seu desenvolvimento, e cabe à mesma,  encontrar mecanismos que ajudem os clubes a desenvolver uma cultura atractiva para que os jovens atletas permaneçam vinculadas à modalidade.

Il Quaderno del Baskettari

O que quero partilhar, com a ajuda de algumas fotografias, é algo que a federação italiana faz para todos os clubes que possuam minibasquete, mais propriamente para cada atleta inscrito, em cada clube nos escalões de sub8, sub10 e sub12.

Através de uma parceria entre a The Walt Disney Company Itália, e o gabinete de minibasquete da  federação de basquetebol italiana.

Com colaboração da Calzetti & Mariucci Publishers, é criado um diário/agenda de sessenta e quatro paginas a cores.

O “Notebook Baskettari”, é um livro de A4 distribuído durante o mês de Setembro por todos os 160 mil membros (atletas) dos centros de minibasket que estão filiados à federação Italiana de basquetebol.

Il Quaderno del Baskettari

Esta encadernação a cores de 64 paginas A4, é ilustrada com as várias personagens da Disney, contendo fotografias de várias equipas de minibasquete de todo o pais e, o mais interessante, tem várias páginas com textos sobre boas práticas alimentares, hábitos saudáveis para um estilo de vida activa e faz parte de um projecto da federação italiana chamado, #DivertiamociaStareBene, que expressa um compromisso promover um bem estar no seio familiar, reforçando um estilo de vida activa, e com alimentação adequada.

Outra parte interessante deste diário, é a interacção entre personagens Disney, como o Mickey, juntamente com a equipa técnica de minibasquete da federação, ilustrando os tais hábitos saudáveis alimentares, tal como valiosos conselhos sobre exercícios físicos, para a idade em questão.

Segundo Eugénio Crotti, presidente do sector de minibasquete da F.I.B., o objectivo é colocar nas mochilas escolares dos 160 mil praticantes da modalidade este livro, de modo a que estes possam dar uso durante o ano escolar.

Estas medidas, a meu ver, são fundamentais para que a modalidade ganhe credibilidade juntos dos pais, atletas, patrocinadores, media e opinião publica em geral, juntando um peso pesado da industria de entretenimento, a Disney, à modalidade.

Claro que isto, não é a resposta para todos os problemas mas claramente é um sinal muito forte de vitalidade de um escalão fundamental para a saúde da modalidade.

Por mais países que passo, mais concluo que estamos muito distantes, em relação ao caminho que temos que percorrer, em algumas áreas fundamentais da modalidade em Portugal. Tem-se dado passos importantes e sinais positivos mas, pessoalmente, muitos deles são dados apenas no top da pirâmide, onde existe mais mediatismo mas que pouco nos traz em termos de futuro.

De referir que, esta encadernação é dado a cada atleta a titulo gratuito.

Nuno Tavares
+39 347 339 8969
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
ISY

 

Comentários 

 
+3 #1 San Payo Araújo 28-11-2016 14:53
Caro Nuno

Obrigado por teres correspondido ao meu desafio de falares sobre os treinadores de mini e sobre mais esta partilha.

Um abraço

San Payo
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária