Simplesmente imoral
 
Faixa publicitária

Simplesmente imoral

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 18
FracoBom 

San Payo AraújoQuando fui em 2008 abordado pelo Ivan para colaborar no Planeta Basket, comprometi-me a escrever durante um ano, todas as semanas, um artigo.

Já estou no décimo ano de colaboração e nunca faltei ao meu compromisso. Compromissos são compromissos. Anos mais tarde o Ivan confidenciou-me, que quando me comprometi a escrever durante um ano ele pensou: “Ou o gajo não fecha bem a tampa ou acertámos no totoloto.” Julgo que nem um, nem outro dos pensamentos do Ivan correspondem à verdade. Como dizia o meu pai, cada doido com a sua mania. Eu para além de gostar de ensinar minibásquete gosto de escrever, pelo que não me é difícil escrever um artigo por semana.

Muitos dos temas brotam das conversas que tenho com os meus amigos. São eles que com as suas ideias, preocupações e às vezes angústias, que são a fonte da minha inspiração. Mais uma vez assim foi, uma troca de palavras com o amigo João Ribeiro, e aqui estou eu a escrever mais um artigo.

Se nos meus artigos gosto de elogiar as boas práticas e os seus autores, nunca nos meus artigos critiquei pessoalmente ninguém. Quando os escrevo, não me interessa pôr em causa pessoalmente ninguém, o que me move são princípios e expor as minhas convicções e levar, na medida do possível, as pessoas à reflexão. Deste modo, uma vez mais, não vou pessoalizar a estória que aqui vou contar, porque como referi, o que me move não é pôr o jovem treinador em causa, o que me motiva é questionar os princípios do seu comportamento.

Ainda era director técnico do minibásquete na federação, quando questionei um jovem treinador que estava, de uma forma ostensiva a utilizar no escalão de Mini-10 uma defesa zona, se era aquilo que lhe tinham ensinado no curso de grau 1, a resposta veio pronta: - Porquê é proibido?

O que me preocupa na resposta deste jovem treinador é o princípio que lhe está subjacente, se não é proibido, então é permitido. Não interessa se isso é bom ou mau para a evolução dos jovens praticantes, não interessa se eticamente está correcto ou incorrecto, desde que seja permitido está legitimado.

O princípio do que não é proibido é permitido é um princípio infelizmente transversal nos tempos actuais na nossa sociedade e em sectores bem mais importantes que um simples jogo de minibásquete, e isso é o que verdadeiramente me assusta.

O mesmo princípio esteve presente na banca em Portugal, com as consequências que já todos sabemos. Numa entrevista a Marc Roche sobre o seu livro Banksters, (junção das palavras banker e gangster) à pergunta:  - “Com esquemas manhosos o banqueiro é como um traficante de droga que, tem uma florista como fachada, para cultivar e vender erva?"

A resposta de Marc Roche foi: “Bom, é uma boa analogia, mas o grande perigo disso é que entramos na teoria da conspiração. Os banksters não são traficantes de droga. O que os banksters fazem é muito frequentemente legal. Simplesmente é imoral."

 

Comentários 

 
+2 #1 Humberto Gomes 17-01-2017 13:55
Aqui está a triste realidade dos nossos dias. Uma infelizmência ! Sem mediação a atuar, não obstante ser visível a olho nú os atropelos que vão acontecendo.
Se antes haveria razões para se reprovar alguns comportamentos, face ao princípio do que não é proibido é permitido, mormente nas questões em defesa de um certo corporativismo, deixando a competência para 2º plano..., agora, então, quando não se indica o caminho que a agulha da bússola deveria orientar e não se apresenta o quanto mestres de reconhecida competência deram à modalidade (muitas vezes ignorando o legado - conteúdos - que nos deixaram), inexoravelmente estaremos a caminhar para o abismo... Na medida em que : "As pessoas sem memória, são navegadores sem bússola". É demasiado triste verificar-se a imoralidade de mãos dadas com a incompetência. O basquetebol não merece isto !!!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária