Nada de novo
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC DIRIGENTES ARTIGOS DIVERSOS Nada de novo

Nada de novo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 7
FracoBom 

Nada de novo - por San Payo AraújoNo início de cada época, quando após as férias retomo  a minha colaboração no Planeta Basket, tenho por hábito fazer um breve balanço da prestação do desempenho das nossas selecções de formação

masculinas e femininas nos campeonatos da Europa. Este ano vou incluir também um breve apontamento sobre a nossa selecção de seniores, que durante o prolongamento do jogo com a Bielorrússia, teve o pássaro da qualificação para a fase seguinte na mão, mas infelizmente o deixou voar.

A coroa de glória da nossa selecção de seniores é indubitavelmente o 9º lugar alcançado do campeonato de Europa em 2007, já lá vão 10 anos. Contudo temos de ter consciência que estes resultados, assim como o 2º lugar obtido pelas sub-16 em 2015 só acontecem, quando os astros se alinham. O nosso basquetebol não tem, nem profundidade nem consistência para que estes resultados aconteçam de forma regular.

Contudo esta situação não é exclusiva do nosso país, se pensarmos que a Macedónia em 2011 ficou em 4º lugar no Europeu após ter perdido com a Rússia um lugar no pódio por quatro pontos 72-68 e agora está como Portugal no quadro de pré-qualificação para o Europeu de 2021 percebemos com mais facilidade a dificuldade que muitos países têm em renovar as suas selecções de seniores.

Como não gosto de conclusões precipitadas, tendenciosas, descontextualizadas e muitas das vezes não fundamentadas tive o cuidado de reler os meus artigos dos anos anteriores e verificar como continuam atuais. Por exemplo escrevi no artigo de 2016 “Abaixo das expectativas” que no feminino “a probabilidade do somatório das classificações ser de novo apenas 23 pontos é muito reduzida” . Os astros terão que se alinhar novamente.

Tabela Resultados 2017Em termos objectivos o verão de 2017 não nos trouxe nada de novo. O basquetebol feminino, conforme podemos ver no quadro em anexo continua a confirmar que está uns furos acima do basquetebol masculino. Este depois de ter conseguido o seu melhor resultado global em 2011 com 74 pontos, parece que estagnou nos oitenta e poucos pontos. Vamos ver se com o ressurgimento do centro de treino para os masculinos em Ponte-Sor, para o ano,  há alguma melhoria.

Para leitura e compreensão dos dados do quadro, os números nele inseridos resultam do somatório das classificações obtidas pelas três selecções masculinas e pelas três selecções femininas.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária