Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC TREINADORES CANTO DO TREINADOR ARTIGOS TÉCNICOS Scouting: como avaliar

Scouting: como avaliar

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

Scouting: como avaliarNo basquetebol moderno, especialmente a nível profissional, o scouting tornou-se uma componente fundamental de uma equipa técnica. Sendo um departamento onde já trabalhei e sabendo bem do que se trata,

o scouting é uma das novidades do basquetebol moderno e, a par da introdução das avaliações analíticas, talvez seja a componente que mais cresceu e desenvolveu nas últimas décadas.

Quando trabalhei nos Estados Unidos e no Belenenses, esta componente esteve SEMPRE presente, fosse no recrutamento de jogadores, fosse na avaliação das equipas contrárias. Em Itália, ainda desenvolvi mais esta minha capacidade de trabalhar com o scouting.

Aproveitando o facto de estar a trabalhar numa equipa profissional e tendo juntado a isso estar a fazer uma formação académica com a TPG Sports Group, uma das mais conceituadas empresas de basquetebol norte americanas, especialmente na área do scouting, irei descrever algumas componentes fundamentais para se fazer scouting, seja de jogadores, seja de equipas.

Avaliação de talento
A avaliação de talento é tudo o que está relacionado com a modalidade. Estou a falar de identificar talento capaz de jogar ao nível que nos propomos: o tipo de qualidade, nível de basquetebol, coeficiente de inteligência, os pontos fortes e fracos.

Isto engloba tudo, avaliação de talento, análise estatística, fatores ligados à composição da equipa, treino, o papel de cada jogador, estilo de jogo e a cultura geral da equipa.

Background
É fundamental um relatório detalhado de diferentes fontes relativamente ao historial do atleta, dentro e fora do campo. Família, trajeto escolar, personalidade, interesses fora do basquetebol, gostos e não gostos, como trata as pessoas que estão à sua volta  e como trata pessoas com as quais se encontra pela primeira vez. Quanto mais informação houver mais nítido se torna o tipo de jogador que estamos a observar.

Analítico
Cada equipa compila informação estatística do modo como sente que é mais adequado. Algumas equipas direccionam a atenção para decisões que envolvem a contratação de treinadores, o desenvolvimento dos jogadores, como jogar ou até a análise de outras equipas. Existem muitos modelos de diferentes de análise, que irão ajudar o processo de evolução desde equipas amadoras até equipas profissionais. Estas informações podem ser preciosas numa negociação.

Parte Médica
É importante um estudo médico exigente sobre o atleta em questão. Este estudo médico incide no historial do atleta: lesões, operações ou o grau de propensão a ter problemas com ossos, ligamentos, tendões, órgãos, coração, etc. Esta é a única componente que poderá ultrapassar as outras 7 e fazer com que um jogador não seja escolhido.

Medições
Os testes antropométricos são feitos para definir com precisão as medições de um atleta (altura, salto, elevação, etc) tal como os testes de força e agilidade. Os testes de agilidade incluem saltos verticais, exercícios de agilidade no campo, sprints, bench press, entre outros.

No caso da NBA, é usado um calculo de medição que irá incidir sobre a posição de cada jogador. O “percentil” representa onde o jogador se encontra em relação a todos os outros. Esta prática começou em 1999. Este tipo de análise é usada para comparar jogadores das mesmas posições.

Entrevistas
As entrevistas são importantes porque fazem com que exista uma aproximação maior entre o jogador e os responsáveis da equipa interessada, estando assim “isolado” do agente e da família. Servem para perceber um pouco do carácter do jogador, da sua maneira de estar e como reage a um certo tipo de perguntas. O objetivo é recolher o máximo de informação possível a cerca dos mais diversos assuntos, de modo a que a equipa tenha na sua posse o maior número de informações antes de tomar qualquer decisão.

Parte Psicológica
É importante que seja feito algum tipo de teste psicológico, de modo a que o jogador se depare com uma série de informações, informações essas que podem revelar o carácter do jogador e como se comporta em grupo.

Tecnologias emergentes
Este mercado é recente no mundo do desporto mas é importante no sentido em que poderá dar a uma equipa a vantagem suficiente. Dados, análises, vídeos, produtos de alta performance ou outros são fundamentais para ajudar a equipa/jogadores a poderem chegar um passo mais à frente.

Na alta competição ou até na competição que é profissional, o tempo de escolher jogadores por dossier ou pelo YouTube já passou. A escolha de um determinado jogador é fundamental para a equipa, e todos estes dados atrás recolhidos são importantes de modo a que, no fim, quem decida possa reduzir o risco de engano ao seu máximo,

Nuno Tavares
+351 968 341 414
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
M&M

 


Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária