Insultos aos árbitros
 
Faixa publicitária
Localização: HOME BASKET CLINIC ÁRBITROS ARTIGOS DIVERSOS Insultos aos árbitros

Insultos aos árbitros

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

Insultos aos árbitrosViver os jogos dos seus filhos, como se fossem eles que estivessem dentro do campo a jogar é, como disse no meu último artigo, o erro clássico de alguns pais. Se existem, eu não tenho conhecimento,

mas era muito interessante fazer um estudo sociológico com o perfil psicológico dos pais que vivem êxitos dos seus filhos, como dos seus próprios sucessos se tratasse:

  • São pais que jogaram a modalidade, mas que ficaram com a frustração de pensar que poderiam ter ido mais longe?
  • São pais que nunca foram praticantes e como tal tem reduzida cultura desportiva?
  • São adultos que não estão bem com a vida e necessitam dos êxitos dos seus filhos para se sentirem felizes?

Estas e outras questões podem estar na origem deste comportamento. Seria interessante fazer uma caracterização desses pais.

Os pais que vivem os jogos como se fossem eles que estivessem a jogar são normalmente, os que tendencialmente insultam os árbitros, sejam eles árbitros oficiais, ou mais absurdo ainda jovens que apenas estão a colaborar graciosamente para que a actividade se realize. Este é outro dos erros clássicos de alguns pais. Em casa são capazes de dizer aos seus filhos que não se dizem asneiras e não se insultam as pessoas, mas quando entram num pavilhão para ver um jogo os princípios enunciados em casa da educação desaparecem.

A pergunta lógica é, mas afinal dizem-se ou não se dizem asneiras? Insultam-se ou não se insultam pessoas? Nada é mais educativo que os exemplos, e não é com maus exemplos que melhor educamos os nossos filhos. Se acreditamos que o desporto para os mais jovens é um processo educativo e formativo, a começar nos pais, todos devemos contribuir para essa finalidade.

 

Comentários 

 
+1 #2 Alvaro Matos 25-09-2018 20:14
Concordo com grande parte deste comentário, mas também dou razão ao comentário do Sr. António e mais acrescento já vi de tudo em algumas arbitragens.
Eu sou um adepto muito explosivo pelo meu clube e reclamo as faltas da minha equipa não reclamo exclusivamente só as do meu filho, as faltas sobre o meu filho os pontos que marca etc. Pouco ou nada me manifesto e também sei ver quando um arbitro se engana a nosso favor. Mas prometo que vou mudar este meus impulsos explosivos mas chamar de careca a um arbitro acho que não é falta de respeito mas sim uma evidencia da característica da pessoa em causa.
Já agora gostava de saber o que pensam se algum árbitro sem mais nem menos em pleno jogo comenta com um atleta (olha não tenho nada contra ti).
Isto é um pouco estranho.
Citar
 
 
+3 #1 António 25-09-2018 14:04
Concordo em parte com este artigo agora...
Não são os pais que denigrem este desporto, são sim os agentes desportivos com fracas qualificações que não sabem treinar, motivar, apitar e explicar aos mais jovens atletas os princípios base do desporto!
Culpa desta situação também é de dirigentes que vivem na idade da pedra e não querem evoluir, mantendo o desporto obsoleto. Estes dirigentes também gostam do puleiro e não dão o seu lugar a sangue fresco!!
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

Wilson Basketball

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária