Faixa publicitária
Localização: HOME MÁRIO LEMOS Prof. Mário Lemos faria hoje 86 anos

Prof. Mário Lemos faria hoje 86 anos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 3
FracoBom 

alt

A propósito da realização da 9ª edição do Memorial Prof. Mário Lemos, a decorrer nos dias 19, 20 e 21 de Dezembro em Celorico de Basto, o Planeta Basket quis saber, quem foi a figura homenageada neste evento do Comité Nacional de Minibásquete da FPB.

Na breve incursão, que fizemos pela vida de Mário Lemos nascido em Mangualde em 1922, faria hoje 86 anos, ficámos a conhecer um pouco melhor uma personalidade impar no panorama desportivo nacional.

altPara conhecermos melhor a sua vida e obra recorremo-nos ao nº 8 /Fev1982, da revista Basket. Nesta revista, editada no mês a seguir à morte do Prof. Mário Lemos na rubrica EM FOCO, Aurélio Cruz escreveu um belo artigo intitulado: “A entrevista que não se fez” da qual transcrevemos as algumas passagens mais significativas:

“É verdade! Tínhamos aprazado na noite anterior à sua morte, uma entrevista em sua casa, logo no dia seguinte ao seu regresso de Roma onde estaria presente como membro recentemente nomeado, da Comissão de Juniores Masculinos da FIBA, uma grande honra para ele, que já pertencia ao Comité Executivo do Comité Internacional de Minibasquete, desde 1972, e onde participaria na Conferência das Federações de Basquetebol da Europa e da Bacia Mediterrânica.

Foi um justo galardão, para um dos poucos portugueses que dedicaram grande parte da sua vida dignificando a nobre causa desportiva.”

alt“O basquetebol foi a sua grande paixão! E já o dizia a escolha que fez com o tema “Alguns aspectos da técnica do basquetebol”, na sua intervenção final, quando em 1945/46 saiu diplomado pelo então INEF, como Professor de Educação Física.

Somos da mesma geração e, por particular afecto, seguimos de bem perto a extraordinária acção do homem que começou por ser excelente praticante de Voleibol, no Lisboa Ginásio Clube, colectividade onde iniciou a sua prestigiosa carreira de treinador.

Depois foi um nunca acabar de actividade como técnico de reconhecida capacidade, pela intuição e pelos conhecimentos adquiridos à custa de constante estudo, que o guindou ao nível dos melhores mestres, não só no nosso país.”

Para terminar esta incursão na vida do Prof. Mário Lemos recorremos de novo à revista já mencionada e ao editorial assinado pelo Prof. Eduardo Monteiro. 

alt“Mário Lemos, o professor, o educador, o grande Mestre que todos escutámos, respeitámos e procurávamos imitar nos mais pequenos pormenores. Quantas gerações de jovens, que pelo Colégio Militar passaram, não ficaram a dever a este HOMEM uma educação sócio desportiva impar nos nossos dias. (…)

Resumir uma vida tão rica em poucas palavras é tarefa árdua pelo que limitaremos a enumerar alguns dados recolhidos do seu curriculum, que consideramos mais relevantes.

Aqui pode ver o Percurso Desportivo de Mário Lemos.alt

 


 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária