Campus Baloncesto no Camiño
 
Localização: HOME CAMPOS ENTREVISTAS Campus Baloncesto no Camiño

Campus Baloncesto no Camiño

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 0
FracoBom 

altMiguel Ángel Hoyo Ramos é o Director do Campus Baloncesto no Camiño. O nosso entrevistado é também treinador de basquetebol e nas palavras do próprio "apaixonado por este desporto".

Actualmente exerce funções de adjunto no C.B. Granada da ACB, mas o seu desejo de ensinar e ajudar os mais novos levou-o a abraçar este novo desafio em Sarria, povoação que se encontra no coração do Caminho de Santiago. Venha conhecer tudo sobre esta primeira edição do Campus en Camiño.
 
Quem é Miguel Ángel Hoyos? Pode apresentar-se aos nossos leitores?
Olá, sou um treinador de basquetebol apaixonado por este desporto e ao qual me dedico profissionalmente, neste momento, como treinador-adjunto do C.B. Granada da ACB. Sempre gostei de treinar jovens, até porque é um modo de escape da rotina do dia-a-dia. No fundo, tenho sempre em mente ajudar a formar os jovens praticantes.
 
Como surgiu a ideia de organizar os campus en camiño?
A ideia surgiu há 5 anos atrás quando o C.B. Sarria me contratou como treinador. Aí encontrei uma direcção iludida e vocacionada para um projecto que pretendia não só, ter naquela pequena povoação uma equipa na elite espanhola, como também actividades para um Campus de primeiro nível para os mais jovens, já que no fundo, aquilo que mais lhes interessava era a “cantera”. Uma vez que estou fora de Sarria, porque pude crescer profissionalmente, tento devolver-lhes o respeito com que sou recebido sempre que lá regresso. Surgiu também com a ideia de realizar um Campus de basquetebol de bom nível, onde se pode ajudar os mais jovens a aprender, não sendo só um local de diversão. 
 
Como foram escolhidos os treinadores que participam no Campus?
Os treinadores convidados são todos provenientes da Galiza. Tentamos ir buscar os treinadores que se encontram próximo de Sarria e que tenham um alto nível. Três deles estão nas selecções nacionais, nomeadamente Carlos Colinas (Treinador da Selecção Nacional Espanhola Feminina de sub-18); Diego Ocampo (Treinador da Selecção Nacional Espanhola Masculina de sub-16) e Antonio Pérez (Treinador-adjunto da Selecção Nacional Espanhola Masculina de sub-19), além de Moncho Fernández, treinador do Los Barrios da LEB Ouro, que recentemente disputou a Final Four de subida à ACB. Como responsável pela coordenação desportiva do Campus, está o Roberto Hernández, actual treinador-adjunto do Rós Casares de Valência, campeão da Liga Feminina e da Taça da Rainha e com experiência como adjunto de equipas da ACB como o Granada ou o Pamesa. Contaremos também com a participação da Tâmara Abalde, jogadora da Liga Feminina e internacional espanhola, que ensinará aos participantes como é o trabalho de uma jogadora que ambicione chegar à elite. 
 
Que diferenças existem entre este Campus e os restantes?
Na minha opinião há duas diferenças muito grandes. Uma é o Caminho de Santiago. Dado que Sarria é um dos pontos de referência e de grande importância no Caminho de Santiago, realizaremos pequenas etapas deste caminho, bem como actividades e jogos tradicionais. A segunda novidade que oferecemos é a possibilidade em participar em treinos falados unicamente em inglês, o que permitirá desenvolver, praticar e melhorar este idioma. 
 
Os jogadores que querem participar neste Campus devem ter algum nível técnico especial? É necessário ter quantos anos de prática de basquetebol?
Podem vir jogadores de todos os níveis técnicos. Logo no primeiro dia terão lugar várias provas que permitirão formar grupos com um nível homogéneo e para que se possam adaptar os objectivos ao nível do grupo. 
 
Em termos de segurança, que pode dizer aos pais portugueses?
O Campus tem um seguro de Responsabilidade Civil, bem como um seguro de acidentes que cobre todos os participantes no campus. Assim, caso surja qualquer problema, todas as crianças estarão cobertas por um seguro. Além disto, dispomos de uma ambulância 24 horas por dia nas instalações do Campus e temos um acordo com uma Clínica de Fisioterapia a 100 metros das nossas instalações e que estarão disponíveis em qualquer momento para tratamentos de menor gravidade. Quanto ao alojamento, as instalações cumprem todas as normas de segurança, encontram-se num recinto fechado durante a noite e os monitores farão rondas para evitar quaisquer percalços. Na piscina dispomos de socorristas treinados e os próprios monitores estarão de reforço para não perder o controlo dos jovens em qualquer momento. 
 
Os atletas vão necessitar de fazer algum seguro desportivo?

Não é necessário, já que dispõe de todos os seguros do campus. 
 
Fala-nos da alimentação e das condições de alojamento e descanso?
Xantalia é uma empresa de catering, uma empresa que contratámos pela sua seriedade e pela qualidade que nos ofereceu nos seus menus, com uma dieta equilibrada. Temos que oferecer refeições ricas em hidratos de carbono e proteínas, com fruta e adequadas a desportistas jovens. Quanto às condições de alijamento, são num regime de internato numa residência que durante o ano lectivo é ocupada pelos alunos internos de um colégio. As crianças dormirão em quartos partilhados, separados em rapazes e raparigas, sendo que cada quarto terá casa de banho com duche e claro com água quente. A única coisa que os participantes terão de trazer será um saco-de-cama ou mantas, dado que o quarto não dispõe de roupa de cama. 
 
Pensa repetir o evento no próximo ano?
Esta é a primeira edição do Campus Baloncesto no Camiño. É uma ideia ambiciosa e o que pretendemos é ano a ano, melhorar e consolidar este Campo como um dos melhores da nossa zona, onde as crianças possam passar uns bons dias de convívio, onde possam aprender e desfrutar com o basquetebol, mas também incidir noutros aspectos como sejam o cultural com o Caminho de Santiago ou o linguístico com a desenvolvimento do Inglês.
 
Que mensagem gostarias de deixar para os leitores do site Planeta Basket?
Convidar todos aqueles que queiram aprender Basquetebol, conhecer novos amigos e passar 9 dias estupendos a inscreverem-se no Campus Baloncesto no Camiño, pois será uma experiência gratificante.

 

Comentários 

 
0 #1 José Flórido 24-05-2011 10:45
Encontro nacional de basquetebol na UBI
XXIII Campeonato Nacional Sub 16 Femininos

LAMENTÁVEL, Pude assistir a este evento e verifiquei com mágoa que pelo menos num evento destes,NACIONAL , não houvesse uma ambulância. Tanto Show off, vi efectivamente carros polícia, "policias bem equipados" para agir em qualquer acção de ... mas para prevenir qualquer prevenção na saude das atletas... NADA. Espero levem em consideração este comentário e uma simples resposta a mostrar, nem que seja uma ténue preocupação "ao responsável pelas estruturas universitárias onde decorrem os jogos, a aposta no desporto é cada vez mais uma afirmação da academia". Desporto implica também saúde e meios para a defender. Sigam link :
http://www.urbi.ubi.pt/_urbi/pag.php?p=9362
Citar
 
 

Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

  • Treinadores

  • Lendas

  • Resultados

Sample image Canto do Treinador Exercicios, comentários, artigos, etc...ver artigos...

Sample image Lendas de Basquetebol Quem foram as personagens marcantes da modalidade. ver artigos...

Sample image Resultadoos e Classificações Todos os resultados na hora... Ler mais...

Facebook Side Panel

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária