Mário Mexia nas palavras do mestre
 
Faixa publicitária
Localização: HOME MÁRIO MEXIA Mário Mexia nas palavras do mestre

Mário Mexia nas palavras do mestre

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 2
FracoBom 

altMário Mexia é unanimemente considerado um dos melhores basquetebolistas nacionais de sempre. Tendo jogado sobretudo nas décadas de 50 e 60 é natural que, hoje em dia, sejam poucos aqueles que se recordam de o ver jogar.

Mas e se pudesse ler uma apreciação do Prof. Teotónio Lima sobre o saudoso Mário Mexia. Veja em baixo o que o Prof. Teotónio Lima nos disse sobre Mário Mexia, alguns meses antes do falecimento desta lenda do basquetebol nacional.


Mário Mexia - um jogador modelo
 
Mário Mexia, representando a Associação Académica de Coimbra, foi um notável jogador dos anos 50 e 60; era um executante de excelente nível  que marcou a etapa de transição entre duas fases da evolução do basquetebol português. Com efeito, as equipas portuguesas até ao princípio da década de 50, defendiam "à zona", que tinha saído de um "basquetebol do avançado centro", em que o jogo se realizava em três contra três e a equipa que contava com o melhor avançado centro e conseguia superiorizar-se em três contra dois, ganhava com frequência. A defesa à zona era então uma defesa estática, com os cinco jogadores a ocupar uma área fixa e obedecendo ao lema "todos à defesa".
 
Jogando a extremo esquerdo, Mário Mexia que se notabilizou pela sua perícia e eficácia com que executava o drible e o lançamento, foi um especialista do drible de penetração, um grande lançador de meia distância que recorria com espantosa facilidade ao lançamento parado com uma só mão, ao lançamento na passada com ultrapassagem do defensor mais próximo, ao lançamento de gancho e ao lançamento por baixo com uma dó mão, obtendo excelentes percentagens de transformação. Mário Mexia, nesta medida, foi um jogador criativo que contribuiu para o desaparecimento das técnicas até então usadas para lançar ao cesto. A facilidade com que Mário Mexia executava as técnicas de drible e lançamento, fizeram dele um jogador modelo e influenciou todos os jogadores da sua geração.
 
Teotónio Lima

 

 


Facebook Fronte Page

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária