A Seleção Nacional depois do merecido descanso, voltou á competição no grupo de cruzamento, para defrontar Israel, uma equipa que vinha da 1ª Fase depois de ter defrontado a Lituânia e a Dinamarca.
Israel ambicionava fazer um bom jogo contra Portugal e quiçá vencê-lo.
Caracterizada como uma equipa guerreira, e muito ambiciosa, desta vez também ela com a maioria das jogadoras em Centro de Treino, apresentou-se no jogo com os argumentos já conhecidos por Portugal, nos quais se destacavam a destreza de algumas jogadoras chave da equipa, mas uma desvantagem de estatura nas areas mais próximas do cesto, passou a usar uma defesa zona 2:3 para baralhar o selecionado luso.
Portugal desde cedo que a tarefa não seria fácil, e muita concentração na defesa, e um ataque paciente seriam necessários para ultrapassar esta equipa.
Numa fase inicial, Portugal demorou a acertar as coisas, algum desacerto nas ações ofensivas, provocava alguns turn-overs, e algumas decisões eram demasiado pensadas, e o adversário reagia mais rápido.
Algumas trocas foram ocorrendo na equipa nacional, que liderava o marcador, embora Israel não descolasse, e uma vantagem de 8 pontos favorável ás portuguesas (42-55), antevia uma 2ª parte também dificil.
Depois do descanso, Portugal continuou com muita pressão em Eden Porat, uma das mais cotadas de Israel, como que uma "all aroud", ora a base ora a extremo, continuava a ter muita pressão, com e sem bola de forma a baralhar o ataque Israelita, e obrigar as decisões passarem por outras jogadoras.
No ataque as bases Carolina e Francisca em simultanêo, circulavam bem a bola, obrigando a zona de Israel a mover-se muitas vezes mal, facto esse para que fossem aparecendo possiveís assistências para Maria Kostourkova, que bem aproveitou para finalizar, e ainda para ir 12 vezes para a linha de Lance Livre, marcando 7, com 21 pontos no total, e 15 ressaltos.
A 4ª falta a Simone Costa cedo, ainda no 3º periodo, mandava-a para o banco, e Sofia Moniz com uma 1ª parte perfeita (2 triplos em 2, 2 roubos de bola, e 2 ressaltos), cumpria muito bem a defender, como também Sofia Almeida, se colava a Yarden Danan, uma boa lançadora que se ficou por 5 pontos.
Portugal sempre acima de 10 pontos, soube reagir ainda no 4º periodo quando Israel, sobe a defesa zona no 1/2 campo, provocando sempre situações de 2 x 1 na bola, de forma a perturbar ou a acelerar o jogo português. A gestão do jogo era luso, e com segurança atingiu-se o final com o resultado final de 42-55.
Amanhã a Seleção Nacional defronta a Seleção da Lituânia, num jogo muito importante para a equipa Nacional às 18.15 Horas portuguesas.
ISRAEL - 42
Eden Porat 8; Alina Gluberman 2; Shir Levy; Noa Sabat; Yarden Danan 5; Sean Levy 1; Yael Galili; Yuli Grossman 3; Noa Zelivanski 9; Daniel Raber 6; Ofir Banet 8; Tel Lev.
TREINADORES:
Nathan Tal
Viyo Gilic
Limor Mizrachi
PORTUGAL 55
Catarina Cavaco; Emilia Ferreira; Carolina Bernardeco 3; Chelsea Guimarães 1; Francisca Mêinedo 8; Simone Costa 14; Sofia lameida 2; Maria Kostoukova 21; Ana Moniz 6; Joana Alves; Marlene Cassamá.
TREINADORES:
Ana Neves
Agostinho Pinto