Foi no ano de 1996 que me aventurei a ministrar treinos de minibásquete no clube da minha cidade na Escola Desportiva de Viana (EDV). Quando cheguei para o primeiro treino tinha cinco atletas, incluindo o meu filho.
Em pouco tempo chegámos às três dezenas. Envolvi-me no grupo e percebi que nesta faixa etária o importante é ensinar regras, valores e princípios sociais.
Com a necessidade de evoluir no processo ensino/aprendizagem participei em “clinic´s”, onde tive o prazer de conhecer o San Payo Araújo e as atividades de promoção do CNMB. Fiquei fascinada pelo conceito do Jamboree e logo a EDV se candidatou à organização da 3ª edição deste evento, que decorreu em Abril de 2003 em Viana do Castelo.
Foi fantástico pela alegria de conviver, a descoberta de novos amigos entre as crianças e entre os adultos (San Payo, Álvaro Saraiva, Ana Freire, Sérgio Rosmaninho, Nuno Rodrigues “Grosas”, Fernando Brás, Carlos Daniel Nascimento “Dinhela”, Christine Silva “Chris”, Daniela Gomes e muitos mais). Desde então, tenho sempre a preocupação que os minis da EDV tenham a oportunidade de serem contemplados nas vagas para este evento e/ou Memorial Mário de Lemos.
O CNMB tem trabalhado em prol da dinamização da modalidade com várias iniciativas, das quais destacaria o Circuito Ticha Penicheiro, em boa hora iniciado pela Associação de Basquetebol de Viana do Castelo e que já vai na 10ª edição e que muito tem ajudado na evolução/divulgação do basquetebol feminino.
Como mãe, professora e treinadora constato que o minibásquete é o melhor desporto para educar, formar e jogar.
Comentários
Guardo religiosamente as camisolas da EDV que carinhosamente me ofereceste.
Sempre foi contagiante a forma enérgica e carinhosa com que te via com as tuas meninas. E isso reflectia-se posteriormente na forma alegre e empenhada com que elas jogavam.
Muito obrigado pela hospitalidade, pelo carinho e pela enorme entrega a tudo e todos.
Beijinhos
# Grosas