Numa das minhas rondas diárias pela internet, deparei-me com uma notícia no site de Euroliga. Aparentemente igual a tantas outras, esta fez-me pensar.
A tal notícia que me levou a escrever este artigo tem como título: “CSKA puts veteran Krstic at center”.
A questão que pretendo lançar para discussão é que o atleta em causa, Nenad Krstic tem actualmente apenas 27 anos e é considerado pelo site da prova mais forte da Europa como um veterano? O que me leva à questão: Com que idade os jovens jogadores europeus deixam de ser promessas e se tornam veteranos?
Nos tempos mais recentes, têm surgido cada vez mais talentos mais precoces. Quem não se lembra da notoriedade com que Ricky Rubio invadiu a ACB e a Euroliga com apenas 16 anos de idade. E à semelhança de Ricky, muitos outros atletas europeus atingiram e continuam a atingir níveis competitivos elevados, ainda em tenra idade.
Claro que estes jogadores assim que atingem os 27 anos são considerados veteranos. Senão vejamos o exemplo de Krstic, que em 10 anos de carreira profissional (estreou-se na equipa sénior do Partizan em 2001), conta com 7 temporadas na NBA. Ao longo desta década ao mais alto nível, Krstic fez parte dos planteis principais de clubes de topo na Europa e na NBA, marcou presença em praticamente todas as grandes competições internacionais e conquistou vários títulos. Em suma, aos 27 anos, Krstic construiu já uma carreira.
Comentários