O improvável aconteceu mesmo. Os campeões Lakers foram destronados nas meias-finais da conferência Oeste pelos Dallas Mavericks em apenas 4 jogos.
Atrevo-me a dizer que, à partida para esta ronda, nem mesmo o mais excêntrico adepto dos Mavs apostaria num cenário como o que se veio a verificar, mas a verdade é que aconteceu mesmo.
Os Lakers foram simplesmente dominados por uns Mavs em alta, cujo banco marcou no 4º jogo, tantos pontos como todo o conjunto de Los Angeles (86). Mas se este jogo 4 foi o ponto final da série, tudo se começou a decidir em Los Angeles, com os dois triunfos forasteiros conseguidos pelos Mavs. Enquanto Nowitzki e companhia se empolgavam, os Lakers desuniam-se e cada vez mais entravam por caminhos menos desportivistas. A falta de soluções para parar estes imparáveis Mavs e o baixar de braços dos homens de L.A. foram evidentes neste jogo 4, onde os da casa conseguiram a impressionante percentagem de 62.5% de lançamentos de 3 pontos, com Jason Terry (9-10) e Peja Stojakovic (6/6) em enorme destaque.
Esta foi a primeira e provavelmente será a única vez que Phil Jackson perde por 4-0 numa série de playoff. O Zen Master já anunciou que não continuará a treinar os Lakers na próxima temporada, devido aos graves problemas físicos que o levaram a considerar o abandono no final da época passada. Este não era certamente o fim de carreira que Jackson esperava e merecia, sobretudo agora que estava à beira de concluir o seu 4º three-peat (tricampeonato). Ainda assim, ninguem lhe tira a liderança no topo da lista de treinadores com mais títulos na NBA (11).
Em frente seguem os Mavs, que ficam agora a aguardar pelo desenlace da série entre Oklahoma e Memphis.