APD Braga recebe troféu
 
Localização: HOME

APD Braga recebe troféu

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 5
FracoBom 

altA APD Braga - Braga Parque recebeu no passado fim-de-semana o troféu relativo à conquista do título de vice - campeão nacional, da temporada de 2009/2010.

Henrique Sousa, capitão da APD Braga - Braga Parque, recebeu das mãos de José Lopes, Chefe de Gabinete do Governo Civil de Braga, e de Ana Rodrigues, directora de Marketing do Shopping Braga Parque, o símbolo que reconhece o trabalho e o mérito de uma equipa ao longo de um ano e que traduz o marco histórico alcançado pela equipa bracarense.

Na ocasião, Ana Rodrigues sublinhou a renovação do apoio à equipa para esta época frisando que "é com enorme orgulho que entregamos hoje o troféu de vice-campeão nacional à APD Braga - Braga Parque relativo à época passada, pois foi em 2008 que o Braga Parque decidiu apoiar esta equipa, e é extraordinariamente gratificante saber que contribuímos não só para este resultado, mas acima de tudo para a moralização de tão brilhantes desportistas".

O projecto, que agora conta com uma maior dimensão face aos apoios do centro comercial Braga Parque, Fundação EDP, Hospital Privado de Braga, Holmes Place, Europcar, Ricoh, Invacare e Governo Civil de Braga, resulta de um trabalho inovador iniciado há dois anos atrás, através de uma campanha promovida pela Fundação EDP denominada "1 Euro por uma nova vida", abraçada igualmente pela Fundação Decathlon, Holmes Place e Invacare.

Após uma época histórica para a modalidade e desporto adaptado na zona norte, o Governo Civil de Braga e a Invacare Portugal oficializaram ainda a renovação do apoio à turma bracarense, através da entrega de duas novas cadeiras para a prática da modalidade.

Maria José Soveral, directora da Invacare Portugal, destaca o trabalho desenvolvido pela equipa da APD Braga. "É um enorme orgulho para nós sermos um dos patrocinadores que desde o inicio apoia a equipe de basquete da APD Braga. A força, empenhamento e determinação demonstrada por este grupo de atletas e sua direcção na conquista de uma posição de destaque no Desporto Adaptado são para nós um exemplo de vida e a prova viva do nosso lema Yes, you can. Por eles e com eles queremos ajudar a levar o Desporto Adaptado a todas as modalidades e a todos quantos acreditem, como nós, que uma vida activa e participada é possível independentemente das circunstâncias de cada um. O caminho pode ser difícil, sabemo-lo bem mas o exemplo da equipe de basquete mostra-nos perfeitamente que Yes, you can juntar vontades e conseguir fazer nascer a obra que hoje aplaudimos. Por isso a Invacare felicita esta equipe que tem um lugar muito particular entre todos nós esperando poder continuar a participar nos seus sucessos e a apoiar os seus atletas."

João Correia, dirigente e responsável pela comunicação da equipa, apenas lamenta a falta de apoio da Câmara Municipal de Braga a este projecto desportivo. "Infelizmente e uma vez mais, a sustentabilidade financeira para a presente época desportiva só foi possível alcançar através dos apoios provenientes de parceiros privados. É cansativo, desgastante e quase sobre-humano, o trabalho que esta instituição necessita de desenvolver todos os anos para conseguir suportar do próprio bolso o pagamento de pavilhões e transportes, que por época nos representa um gasto superior a 10.000 euros. A actual situação económica da autarquia local, não pode e não deve, servir de desculpa, para esta ausência de apoios, uma vez que já há 12 anos que sofremos do mesmo problema, mesmo levando o nome de Braga ao mais alto nível. É triste mas continuamos a ser a única equipa de basquetebol em cadeira de rodas em todo o território nacional a suportar na totalidade este tipo de despesas".

Mariana Fernandes, do Hospital Privado de Braga, a exemplo dos restantes parceiros da turma bracarense, não poupa os elogios à determinação com que a APD Braga encara as adversidades, afirmando que "é com enorme prazer que o Hospital Privado de Braga dá o seu contributo à APD Braga e aposta numa equipa com valor e dedicação. Dedicamo-nos 24h por dia, 365 dias no ano a este projecto, apoiando directamente a equipa, os atletas e a equipa técnica, cuidando deles no Coração do Minho."

A emotividade dos patrocinadores do projecto criaram ao longo do tempo laços que perduram e que vão mais além do simples apoio mecenático. A necessidade de estar presente, aplaudir, sorrir, chorar, com os altos e baixos da equipa, tornaram a relação com os patrocinadores ao longo da época desportiva numa ligação que ultrapassa a simples ligação institucional.

Júlio Carvalho, da Holmes Place, considera que "faz parte da nossa missão criar hábitos saudáveis e promover estilos de vidas anti-sedentárias. Ter toda a equipa a treinar nos nossos clubes, a conquistarem objectivos e a ultrapassarem desafios é sem dúvida motivo de orgulho para o staff e sócios do Holmes Place. Parabéns APD Braga, o Holmes Place reconhece-vos como parte da nossa família!"

Actualmente a equipa de basquetebol em cadeira de rodas da APD Braga – Braga Parque é uma das três equipas ainda em funcionamento em toda a zona Norte. Uma situação dramática tendo em conta que nesta área geográfica existem mais de 130 mil pessoas com mobilidade reduzida com a agravante de ser no norte onde existem o maior número de jovens nesta condição física. Perante esta situação, Manuel Vieira, Vice-Presidente da APD Braga questiona: "onde está a igualdade de oportunidade para as pessoas portadoras de deficiência, que os políticos tanto apregoam como prioridade na justiça social?".

"Ao nível do desporto, coexistem problemas de vária natureza. Mantêm-se, em grande medida as barreiras que limitam o acesso aos equipamentos desportivos e o financiamento público para a prática do desporto tem vindo a decrescer nos últimos anos. No caso das pessoas com deficiência motora, o sub-financiamento reflecte-se de forma mais negativa, já que os equipamentos são extremamente caros e são limitados e onerosos os pavilhões que possibilitam os treinos das equipas", concluí Vieira.

Ciente desta problemática, a APD Braga - Braga Parque tem vindo a receber e a apoiar atletas de muitas outras localidades, inclusive atletas da Selecção Nacional que não possuem qualquer equipa que os acolha num raio de 50 quilómetros. Actualmente, o colectivo, para além dos atletas que residem na cidade de Braga, é formado por jovens provenientes de locais tão dispersos como Famalicão, Santo Tirso, Gondomar, Arcozelo, Porto e Barcelos.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária