Academia vence torneio de tiro ao alvo
 
Localização: HOME

Academia vence torneio de tiro ao alvo

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 8
FracoBom 

altNos jogos até agora disputados no Campeonato da LPB, o número médio de lançamentos de campo é de 126 por jogo.

No Academia-Olhanense do domingo passado as equipas arranjaram tempo para fazer 141 lançamentos de campo. Foram os algarvios que mais contribuíram, pelo seu estilo de jogo, para aquele registo. Na realidade, o Olhanense optou durante todo o encontro por tempos de ataque muito curtos, procurando explorar desequilíbrios do adversário na recuperação defensiva, e demonstrando enorme confiança na capacidade de lançamento dos seus jogadores, que nunca fizeram cerimónia na hora de atirar ao cesto. Se juntarmos a este panorama duas defesas um tanto macias, em que nenhuma das equipas passou das 4 faltas em nenhum dos períodos, percebe-se que faltou alguma intensidade ao encontro e fica a perceber-se a razão de ser do título desta crónica.

O Olhanense esteve na frente do marcador nos primeiros 5 minutos de jogo (4-5) mas a Academia respondeu tirando partido da sua vantagem no jogo interior e convertendo duas tapinhas em pouco tempo, e levou o resultado do 1º quarto para (18-11). No 2º período a Academia repetiu sucessivamente movimentos de penetração com assistência para lançamento exterior, que lhe renderam um parcial de (20-4) ante a dificuldade da defesa visitante em encontrar forma de se opor. Na parte final do período o Olhanense finalmente reagiu, conseguiu um parcial de (8-0) e fixou o resultado da primeira parte em (38-23). O Olhanense manteve no 3º período os mesmos princípios no ataque mas trouxe na defesa a novidade do “box and one”. Só que a Academia dispõe de várias soluções e rapidamente adaptou o seu ataque passando a lançar mais vezes de fora e mantendo a predominância no jogo, de forma que no final do 3º quarto a sua vantagem se cifrava em 20 pontos (56-36). No último período a Academia deu alguma liberdade aos atiradores algarvios que aproveitaram para vencer o período, reduzindo a diferença para os 16 pontos finais a favor da Academia (72-56).

A Academia nunca se deixou cair na tentação de imitar o oponente e desenvolveu os seus ataques de uma forma mais elaborada, seleccionando melhor os lançamentos, o que terá contribuído para a sua melhor percentagem. A Academia concretizou 32% dos seus lançamentos de triplo contra 15% do Olhanense enquanto nos duplos também esteve melhor: 49% contra 42%. Só nos lances livres o Olhanense levou vantagem, 71% contra 38% mas num número de tentativas muito reduzido, dada a escassez de faltas no encontro: 8 da Academia e 7 do Olhanense. A Academia teve ainda vantagem nos ressaltos (45-39) mas perdeu mais vezes a posse da bola (17-9), o que fez com que o número de lançamentos fosse muito equilibrado.

O Olhanense mostrou ser uma equipa muito dependente do lançamento exterior, mas que em dia de acerto, e face a uma defesa menos concentrada será temível. A Academia venceu de uma forma muito segura mantendo sempre o controlo do jogo, e confirmou ser uma das equipas com mais argumentos da Zona Sul.

Nos restantes encontros da jornada 7, duas equipas venceram fora. O Benfica foi a Ponta Delgada ganhar ao Micaelense (51-62) e averbou a quarta vitória seguida, ao passo que a equipa açoriana continua a alternar vitórias com derrotas. O Gaeirense , no rescaldo da festa que constituiu o encontro com o Benfica para a Taça de Portugal, deu continuidade ao seu desempenho positivo indo à Tapadinha vencer um Atlético que continua sem se encontrar (67-76). No Montijo-CA Queluz (80-50) e no Imortal-Basket Queluz (79-68) vitórias esperadas dos visitados, com o Imortal a prosseguir no seu domínio total só com vitórias e por uma diferença média de 20 pontos, mas com o Basket Queluz a ser a equipa que até agora perdeu por menor diferença no Pavilhão de Albufeira.

O Imortal mantém-se isolado no 1º lugar (7v/0d) e a Academia no 2º (6v/1d). O Benfica subiu ao 3º lugar (5v/1d) e Moscavide e Gaeirense dividem o 4º (4v/2d). Exactamente a meio, em 6º está o Micaelense (3v/3d), e no 7º o Montijo (2v/5d). O Basket Queluz é 8º (2v/4d) e no 9ª está a dupla Atlético e Olhanense (1v/5d). A fechar a tabela mantém-se o CA Queluz (0v/7d).

A oitava jornada disputa-se nos próximos sábado e domingo

11 de Dezembro

Gaeirense-Micaelense às 15.00h no Gimnodesportivo Gaeirense
CA Queluz- Atlético às 16.00h no Pav. Henrique Miranda
Olhanense- Imortal às 17.00h no Ginásio do Olhanense
Basket Queluz-Montijo às 21.00h no Pav. Henrique Miranda

12 de Dezembro

Benfica- Moscavide às 15.00h no Pav. Império Bonança

 

Comentários 

 
0 #6 Justice 15-12-2010 11:40
O Imortal tem uma equipa forte... sem duvida, por isso escusam de ser levados ao colo em certos jogos.... a as prestações de 8V e 0D confirma o seu valor..... mas podia não ser esta a prestação, de certo sem a ajuda dos arbitros contra o C.B.Q!
Penso que a Subida para a Proliga não é benefica para o Imortal..... os gastos sao enormes.... viagens desgastantes... pois é quase tudo lá para cima e teriam de pagar bem aos seus jogadores para isso.... neste momento penso que ñ haverá mta margem! Não se deve dar passos maiores que as pernas! saudações
Citar
 
 
0 #5 Basketplayer 13-12-2010 09:36
Boas,

penso que tanto o site da federação como o site planetabasket e o fórum basketpt deviam dar mais notícias sobre a CNB1, e em especial sobre a zona Sul. Parece que esta zona é um pouco esquecida no que toca ao basquetebol. É que este pode ser o ano em que uma equipa algarvia pode subir à Proliga, o que é algo muito bom, tendo em conta que não existe nenhuma equipa algarvia tanto na liga como na proliga! Tenho acompanhado os jogos do Imortal e deixem-me dizer-vos que têm uma equipa bastante forte.
Citar
 
 
+1 #4 Justice 10-12-2010 14:59
Eu estive presente nesse jogo.... é surreal! As equipas do Algarve têm nivel de Basquetebol para disputar todos os jogos deste campeonato e não precisam de ajuda por parte dos arbitros!

Um miudo nascido em 1989 a arbitrar mto mal e premeditadament e.... é uma falta de respeito pela equipa visitante e para com o basquetebol em geral!
Rindo se na cara os atletas visitantes apos cada decisão absurda que tomava e os prejudicava... é por estas e por outras q depois as coisas acontencem negativas acontecem, há quem ferva em pouca água e depois olha..... ainda leva uma bolacha p abrir os olhos!
SEJAM SÈRIOS NO QUE FAZEM!!
Citar
 
 
+1 #3 Roubado 09-12-2010 23:53
Sinceramente estou com duvidas se vale a pena fazer 300 e tal km treinar até horas que não lembram a ninguem senão um treslocado para chegar a um jogo e teres alguém que simplesmente já tem intenções premeditadas...
Infelizmente é a 5 vez que este senhor me apita no Algarve... haja respeito não se pede mais que isso... ou então simplesmente mandem um faxe a dizer que é impossivel ganhar lá e combina-se o resultado sempre poupa um dia perdido de convivencia com a familia amigos ou simples descanso.
Citar
 
 
0 #2 #2 FC 09-12-2010 20:38
É o Algarve my friend!!!

Citando Roubado:
Triste é ser a equipa que perde por menos no encontro onde os srs do apito empurraram a equipa para visitada para a vitoria.

1º 3 faltas
2º 1 falta a 1:30 do fim
3º 2 faltas
4º 15 faltas no ultimo periodo sendo q só a 10 foram nos uitimos 1:50 de jogo
Citar
 
 
0 #1 Roubado 09-12-2010 16:33
Triste é ser a equipa que perde por menos no encontro onde os srs do apito empurraram a equipa para visitada para a vitoria.

1º 3 faltas
2º 1 falta a 1:30 do fim
3º 2 faltas
4º 15 faltas no ultimo periodo sendo q só a 10 foram nos uitimos 1:50 de jogo
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária