Crónica da 20ª Jornada
 
Localização: HOME

Crónica da 20ª Jornada

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 4
FracoBom 

altÀ 20ª jornada da 1ª Divisão Nacional, quando ainda faltam disputar 2 jornadas para o final da fase regular, a competitividade é enorme, com a possibilidade de haver mexidas na classificação até ao início do Play-off.

O líder Montijo foi ao Estoril vencer por (50-69) e garantiu praticamente o 1º lugar na fase regular. Foi um jogo em que as Estorilistas não puderam contar com a sua melhor marcadora, no entanto, o Montijo impôs sempre a sua superioridade e comandou confortavelmente a partida. O Montijo pode garantir já, em definitivo, na próxima jornada o 1º lugar, ao passo que o Estoril continua na luta pela presença no Play-off.

Em Sintra, a E.M.A. Meneres, que não contou com algumas jogadoras por lesão, perdeu na recepção ao Marítimo (45-50), condicionando as hipóteses de chegar ao 1º lugar e colocando, também, em risco o 2º lugar, dada a aproximação do Colégio Calvão. A equipa da casa começou melhor e distanciou-se no 1º período. No 2º período as madeirenses, com a sua forte pressão defensiva limitaram a E.M.A. Meneres a apenas 6 pontos convertidos, para além de terem revelado a habitual eficácia no lançamento exterior (ao intervalo, o Marítimo liderava o marcador). No 3º e 4º períodos o jogo seguiu com grande equilíbrio até final. O Marítimo esteve mais seguro e garantiu mais um importante triunfo, que mantém em aberto a possibilidade de chegar ao 4º lugar e garantir a vantagem no factor casa perante a Ovarense.

Em Calvão, a equipa local recebeu e venceu o Lousada por 51-42. As visitantes entraram no jogo com alguma apatia defensiva, permitindo que o Calvão atacasse com facilidade, escolhendo as melhores soluções ofensivas. Ofensivamente, o Lousada, também, sentiu algumas dificuldade, principalmente no jogo interior, pela superior estatura das atletas da casa (no final do 1º período registava-se 16-6 e ao intervalo 26-13). Após o intervalo, o Lousada reentrou a bom nível, com uma defesa muito pressionante e coesa, aliada a uma boa selecção dos lançamentos no ataque (no final do 3º período o marcador indicava 38-31). Nos últimos 10 minutos, o Lousada continuou atrás do prejuízo, tendo mesmo chegado aos 4 pontos de diferença, mas acabou por pagar a factura de andar sempre atrás no marcador, ao passo que o Calvão geriu bem o tempo e a posse de bola nos minutos finais. Com esta vitória o Calvão mantém viva a possibilidade de alcançar o 2º lugar, ao passo que o Lousada continua na luta pelo Play-off.

A Ovarense foi a Ermesinde alcançar uma importante vitória (59-66), que mantém a equipa no 4º lugar, seguida bem de perto pelo Marítimo. Ovarense e C.P.N. proporcionaram um bom espectáculo, com muito equilíbrio e emoção. Foram várias as alternâncias no marcador, pelo que o resultado final esteve sempre em aberto. Assistiu-se a uma boa primeira parte, com o C.P.N. a revelar grande eficácia nos triplos (5 convertidos na 1ª parte) e com a Ovarense a fazer um bom uso das rápidas transições. As locais chegaram ao intervalo com uma ligeira vantagem (final do 1º período 18-16 e ao intervalo 35-33). Na 2ª parte o jogou continuou muito disputado, mas a Ovarense, com maior eficácia nos lançamentos, venceu o 3º período por 13-17 e entrou no último período a vencer por 48-50. No início do 4º período a Ovarense foi mais consistente e conseguiu controlar os pontos fortes do CPN, logrando um parcial de 1-11 (resultado de 49-61), quando faltava pouco mais de 1 minuto para jogar. O C.P.N. ainda tentou a reviravolta, mas a Ovarense manteve-se serena e garantiu o triunfo. A Ovarense mantém o 4º lugar, mas tem que estar atenta à proximidade do Marítimo, acrescendo o facto de as duas equipas se defrontarem na última jornada na Madeira. O C.P.N., apesar da derrota, continua na luta pelo Play-off.

O Coimbrões recebeu e venceu o Quarteira por 68-41. As visitantes apresentaram-se em Gaia bastante condicionadas (com apenas 6 atletas), mas continuaram a demonstrar a habitual seriedade e empenho. O Coimbrões impôs a sua superioridade no plano defensivo e ofensivo, garantindo uma justa vitória, que mantém em aberto a possibilidade de acesso ao Play-off. O Quarteiro ainda não triunfou na prova, mas tudo irá fazer para, nas últimas 2 jornadas, conquistar uma vitória, que premeie a persistência e empenho da equipa nesta época de estreia na 1ª Divisão.

O Gafanha foi a Santarém alcançar um importante triunfo (36-66), que ainda mantém o Gafanha com hipóteses matemáticas de apuramento para o Play-off, apesar de dependente de terceiros. O Gafanha com grande intensidade defensiva foi cavando uma distância no marcador, que permitiu controlar e comandar sempre o jogo.

Resultados da 20ª Jornada
Esc.M.Alberta Menéres 45-50 C.S.M. / C.S.CAB
S.C. Coimbrões 68-41 QuarteiraTubarões
Estoril Basket 50-69 MONTIJOBANDABASKET
Santarém Basket 36-66 Gafanha Esporgel
ColCalvao/MarisCªNova 51-42 Lousada A.C.
CPN 59-66 Ovarense/HELLO KITTY

Classificação Actual

alt

Próxima jornada – 02/04/2011
MONTIJOBANDABASKET - Santarém Basket
Lousada A.C. - CPN
QuarteiraTubarões - Estoril Basket
Ovarense/HELLO KITTY - Esc.M.Alberta Menéres
S.C. Coimbrões - C.S.M. / C.S.CAB
Gafanha Esporgel -  ColCalvao/MarisCªNova

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária