APD Braga em vantagem
 
Localização: HOME

APD Braga em vantagem

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 14
FracoBom 

altDisputou-se no passado fim-de-semana, de 16 e 17 de Abril, os dois primeiros jogos da Final do Campeonato Nacional de Basquetebol em cadeira de Rodas.

Pelo segundo ano consecutivo, entre a APD Sintra (actual Campeão Nacional), e os Vice – Campeões da APD Braga – Braga Parque.

No primeiro jogo (dia 16), que decorreu no Pavilhão Serra de Minas, a equipa da casa partiu como favorita, com um cinco inicial composto por atletas que fazem ou fizeram parte da Selecção Nacional. A equipa da APD Braga – Braga Parque apresentou-se com baixas importantes, como Joaquim Silva, Jorge Palmeira e Mário Ribeiro, jogadores que têm vindo a sofrer com as lesões constantes ao longo da época.

Apesar de todas as adversidades, a equipa minhota fez jus ao nome da Cidade de Braga, mostrando raça, vontade, espírito de sacrifício, vencendo esse primeiro jogo da final pelos concludentes 65 – 50, mantendo-se quase sempre na frente do marcador. De realçar a prestação de Márcio Dias #4, com 27 pontos, bem ajudado pelos companheiros, Rafael Azevedo #10, Eduardo Gomes #9, Filipe Carneiro #12 e Henrique Silva #71. A boa defesa bracarense e um ataque muito bem planeado, quer nas saídas rápidas quer no ataque organizado, levou esta equipa a vencer pela primeira vez na sua história em Sintra, demonstrando o belíssimo trabalho que se tem feito pela equipa que a norte é o arauto do desporto adaptado.

No jogo de domingo, dia 17, ambas as equipas manifestaram cansaço, fruto do jogo de sábado que foi realmente dinâmico e muito esforçado. Os bracarenses sabiam que a determinada altura do jogo se ressentiriam do cansaço acumulado pelos seus 5 atletas mais utilizados, dado que possuía um banco com igual qualidade, fruto das ausências mencionadas. Esta superação só seria possível com um esforço extra, e um empenho na concentração.

A resposta dada pelos bracarenses no 1º e 2º período foi excelente chegando a estar empatados no arranque para o 3º período a 32 – 32, e foi nesse 3º período que a gestão de esforço teve de obrigatoriamente ser feita, com a saída por exclusão de faltas do atleta Eduardo Gomes #9, e o assinalar de 4 faltas ao atleta Rafael Azevedo #10.

Os atletas minhotos começaram a ressentir-se das mazelas nas mãos fruto da entrega ao jogo, facto que a equipa Sintrense aproveitou, conseguindo distanciar-se ligeiramente no marcador. No início do derradeiro período os bracarenses ainda conseguiram ficar a apenas 4 pontos, quando Rafael Azevedo #10 é excluído por faltas e aí as esperanças caíram por terra, dada a falta de soluções alternativas. Sintra acabou por vencer o 2º jogo com imensa dificuldade por 70 - 59.

Perante estes resultados, a APD Braga – Braga Parque teve uma prestação muito boa, mas que poderá melhorar com a recuperação de alguns atletas e acerto nas marcações, como menciona o técnico minhoto, Ricardo Vieira, “fiquei um pouco frustrado com o resultado do 2º jogo. Senti que a equipa poderia ter feito mais e melhor, contudo o factor determinante foram as ausências extremamente importantes de alguns atletas por lesão, que iriam permitir uma melhor gestão de esforço das faltas e do cansaço acumulado no 2º jogo.

A APD Braga – Braga Parque tem agora a oportunidade de disputar no seu campo dois jogos, no próximo dia 30 de Abril (18.30h) e dia 1 de Maio (11.30h), no Pavilhão de Lamaçães. Caso os minhotos vençam os dois jogos poderá sagrar-se Campeã Nacional pela primeira vez na sua história.

Com a eliminatória empatada, e com a qualidade técnica e táctica das duas equipas, os próximos jogos poderão ser muito bem disputados e a vitória poderá cair para qualquer uma delas. Embora a experiência e a preparação física de todos os elementos seja fundamental, e nesse caso a balança pende para a equipa do Sul, na APD Braga acredita que, por jogar em casa com o apoio do seu público, poderá escrever mais uma página de história no livro do Basquetebol Português.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária