E o vencedor é o Panathinaikos
 
Localização: HOME

E o vencedor é o Panathinaikos

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 1
FracoBom 

altA equipa ateniense, liderada pelo MVP Diamantidis e conduzida pela lenda Obradovic (8 títulos europeus!), venceu a grande final do basquetebol europeu ao bater o Maccabi Telavive.

Desde o início da partida, o Panathinaikos mostrou ser mais forte que o seu adversário, ainda que ambos tivessem tido excelentes exibições na sexta-feira, mostrando-se merecedores da presença no último jogo da temporada. Depois de uma primeira parte onde o jogo dos gregos apostou na presença interior, a segunda parte foi um passei para os lançadores exteriores, com Romain Sato e Drew Nicholas a cotarem-se como armas letais.

Mas a estrela da partida foi mesmo Dimitris Diamantidis. O líder do Panathinaikos marcou 16 pontos, 5 ressaltos e 9 assistências, acabando por ser o maior provocador de faltas da sua equipa. Pelas suas mãos passaram todas as decisões do jogo, sendo que Diamantidis é o sonho de qualquer treinador de basquetebol, o prolongamento perfeito dentro de campo. Para além disso, o Panathinaikos tem no banco o grande génio do basquetebol europeu, Zeljko Obradovic. Ao somar o seu oitavo título da Euroliga, Obradovic coloca-se num trono ainda mais inalcançável.

O treinador sérvio atinge, aos 51 anos, o seu oitavo título da Euroliga. Depois de ter conquistado títulos ao serviço do Partizan Belgrado, Joventut Badalona e Real Madrid, Obradovic soma o quinto título com a equipa do Panathinaikos. Não podemos esquecer que o seu sucesso também já ficou marcado com a selecção da Jugoslávia, atingindo o Ouro num Mundial e num Europeu (98 e 97), para além da Prata nos Jogos Olímpicos de 1996. Totalmente impressionante.

Fim de semana inesquecível em Barcelona

As meias-finais de sexta-feira marcaram o primeiro ponto alto da competição. A equipa do Real Madrid perdeu frente ao Maccabi Telavive (63-82), mostrando-se como a equipa mais frágil desta final, não pelos jogadores que a compõem, mas sobretudo pela fragilidade competitiva que o plantel tem demonstrado ao longo da época. Chuck Eidson (19 pontos, 6 assistências) foi imparável ao longo desta partida.

Já a segunda meia-final foi bem mais equilibrada, com o Montepaschi Siena a mostrar argumentos frente ao futuro campeão Panathinaikos, que acabou por vencer a partida por 77-69. Nesse primeiro jogo, o herói do jogo foi Nick Calathes (17 pontos, 6 ressaltos). A equipa italiana haveria de acabar em grande a sua passagem por Barcelona, batendo o Real Madrid (80-62), no jogo do terceiro e quarto lugar. Ksistof Lavrinovic (17 pontos, 5 ressaltos) mostrou porque foi considerado um dos jogadores mais influentes da equipa de Siena.

Jovens croatas prometem futuro


Na final do Torneio Internacional de Juniores, patrocinado pela Nike, e também realizada durante o fim-de-semana na capital da Catalunha, o KK Zagreb bateu o Zalgiris Vilnius por 76-65. A equipa croata fez uma prova impressionante e comprovou ter em Dario Saric (20.3 pontos, 12.3 ressaltos, 6.3 assistências) uma das maiores  promessas do basquetebol mundial. Muitos dos atletas que passaram por esta competição acabarão por, no futuro, marcar presença no ponto alto deste evento. Entre os mais ambiciosos, talvez alguns sonhem com a possibilidade de o fazer já no próximo ano, quando Istambul receber a Final Four da Euroliga.

 

 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária