Desde o primeiro dia, os Campos MVP traçaram um caminho de modo a que tudo estivesse direcionado para um objetivo: a construção correta do jovem atleta de basquetebol.
Nos 4 anos de projeto temos adicionado a cada campo novas ferramentas e transportando do campo anterior o que de bom ele nos provou ter.
Em 2011 damos um dos passos mais importantes dos Campos MVP, um passo que ajuda os atletas a conseguiram melhores performances desportivas mas acima de tudo ajuda-os a construir uma vida mais saudável a curto, médio e longo prazo. Estamos falando de Nutrição.
E este passo, embora já dado noutros anos, tem muito mais relevo em 2011, pois pela primeira vez iremos ter uma nutricionista, a Dra. Joana Mendes Cruz, que não irá apenas fazer uma construção detalhada de todo o plano alimentar como realizar uma palestra para pais e atletas no último dia de campo sobre o tema.
Joana Mendes Cruz licenciou-se em Nutrição e Engenharia Alimentar no Instituto Superior de Ciências da Saúde Sul (Atual ISCS Egas Moniz) e posteriormente em Ciências da Nutrição no mesmo instituto, tem um longo de trabalho em nutrição nos últimos 10 anos, em diferentes áreas, das quais iremos realçar as seguintes: responsável pelo aconselhamento alimentar no Gabinete de Aconselhamento para a Actividade Física da Câmara Municipal de Lagoa e Professora de Nutrição e Exercício na licenciatura de Educação Física e Desporto do ISMAT, Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
Ao juntar-se à equipa técnica dos Campos MVP, a Dra. Joana Mendes Cruz traz competência, qualidade e profissionalismo a uma componente do projecto considerada vital.
De seguida, apresentamos um texto escrito pela nutricionista oficial dos Campos MVP, sobre a alimentação dos jovens atletas na edição deste ano:
A Alimentação dos jovens atletas dos Campos MVP
A nutrição é parte integrante da preparação do atleta, visando o seu melhor desempenho. Consequentemente, a formação e o treino em qualquer modalidade deverá contemplar, também, a aprendizagem de hábitos alimentares saudáveis e adequados à prática desportiva, nos treinos ou em competições.
Estudos recentes confirmam que as crianças e adolescentes portugueses, mesmo atletas ou com prática de exercício físico regular, apresentam hábitos de consumo alimentar incorrectos, os quais são muitas vezes fruto de défices na informação nutricional e lacunas em termos de educação alimentar.
Muitos erros, mitos e superstições estão ainda associadas à alimentação, especialmente à alimentação para o desporto, conduzindo a práticas alimentares desequilibradas e, por vezes, pouco seguras.
É fundamental que, tanto os jovens atletas como os pais, treinadores e orientadores, compreendam claramente que o crescimento e o desporto impõem necessidades aumentadas de calorias mas exigem, também, um enorme rigor no equilíbrio entre os nutrientes.
É este o fio condutor da alimentação nos Campos MVP. Informar, formar e educar os jovens atletas mostrando-lhes, na prática, as vantagens físicas e mentais de uma alimentação saudável e equilibrada, associada ao treino intenso e à competição.
A associação entre performance, alimentação e hidratação é clara e cientificamente provada e comprovada, pelo que só o atleta consciente das suas necessidades, educado e disciplinado para práticas alimentares correctas, poderá evoluir e alcançar um melhor desempenho desportivo.
Sabemos que os pais são os nossos grandes aliados nesta transmissão de conhecimentos, pelo que serão envolvidos e convidados a assistir a uma comunicação sobre nutrição no final do campo.
Desejamos a todos um excelente Campo MVP 2011.
Joana Mendes Cruz
Nutricionista
Texto escrito de acordo com regras anteriores ao novo acordo ortográfico