Representar um clube
 
Localização: HOME

Representar um clube

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF
Avaliação: / 15
FracoBom 

Luís Filipe CristóvãoInfelizmente, penso ser uma situação recorrente onde existe actividade desportiva em Portugal. Encontrar pessoas que não sabem o que significa representar um clube.

As nossas primeiras ligações ao desporto começaram no dia em que, muito provavelmente acompanhado pelos nossos pais ou um outro familiar, nos levaram a ver um jogo, seja de que desporto for. Na mente da criança desenvolveu-se então o desejo de praticar um desporto, mas sobretudo de competir, representando o clube do nosso bairro ou cidade.

Lembro-me bem, por exemplo, da primeira vez que representei o meu clube num jogo de basquetebol.  De como ouvi o meu nome a ser dito pelo treinador no momento da convocatória. De como me senti orgulhoso por viajar na carrinha com a equipa e chegar ao pavilhão do adversário. De como me ficou gravado na memória a camisola que usei e a entrada em campo.

Alguns de nós têm a sorte de continuar a descobrir estas sensações vida fora. Seja representado outros clubes em competições maiores, seja, numa outra fase da vida, fazendo-o enquanto treinadores, dirigentes ou como colaboradores voluntários que carregam em si a alegria de ajudar a equipa.  Trata-se de um valor significativo, quer para o indivíduo, quer para o colectivo.

No entanto, nem todos o parecem valorizar da mesma forma. Pensam que representar o seu clube, a sua equipa, é vilipendiar o adversário, rebaixar os seus feitos, como um desporto pudesse ser praticado de uma forma competitiva com apenas uma equipa, como se todas as outras não fossem meros alvos a abater num caminho para lado nenhum.

Os que estão dentro de campo ou inscritos na ficha de jogo têm que se reger pelas regras do jogo, sabendo que algum excesso acabará punido e prejudicará, inevitavelmente, o sucesso da equipa. Por outro lado, aos adeptos ainda vão sendo permitidas algumas “liberdades” no que toca a provocações e desabafos, mesmo que isso nada traga de positivo para o jogo e para a competição.

No entanto, entre uns e outros, resta ainda quem, estando visivelmente ao serviço de um clube, não se coíba de se comportar de forma reprovável. Falo de casos em que dirigentes de clubes ou outros técnicos, sob a capa do adepto “normal”, passam jogos sentados nas bancadas a insultar equipas e árbitros, sem que aparentemente percebam a triste figura que fazem.

Por exemplo, o que poderá levar técnicos de uma equipa destacados para a filmagem de uma partida, passarem grande parte do tempo a rebaixar os adversários, com comentários e “bocas” nada coincidentes com o papel que estão a desempenhar? Confesso que está muito para lá da minha compreensão este tipo de atitudes que, como já referi, acredito que se multipliquem por vários pavilhões do nosso país.

Talvez seja tempo de voltar a pequenos e perceberem que representar um clube é um orgulho, uma distinção, que vos faz ser um pouco diferentes dos outros, porque foram eleitos ou escolhidos para o fazer. Talvez seja tempo de olhar o desporto como quem sonha algum tipo de grandeza e não use a competição como mero repositório de frustrações.

 

Comentários 

 
0 #2 José Almeida 15-11-2011 01:16
Caro Luís,
Parabéns por este artigo.
Parece-me ter falado de algo que é de facto um problema recorrente por esses pavilhões fora.
O respeito pelos nossos adversários não é apenas 'fair-play', não é apenas algo que devia fazer parte da educação desportiva dos atletas, é também respeito por nós mesmos porque, tal como deixou expresso, a competição não existe sem eles por isso são tão importantes para a evolução de um atleta como os seus companheiros de equipa.

Um abraço,

José Almeida
Citar
 
 
+3 #1 San Payo Araújo 11-11-2011 14:52
Caro Luis

Parabéns pelo artigo, que já me suscitou uma reflexão que se calhar passarei à escrita para ser publicada aqui no Planetabasket. Uma das coisas que me agrada cada vez mais neste site é sentir que é um espaço de reflexão, com excelentes comentários aos artigos.

Um abraço
Citar
 
 


Facebook Fronte Page

Buscas no Planeta Basket

 
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária