Nas duas últimas jornadas do CNB2 Norte vão definir-se os dois primeiros lugares que conferem o direito desportivo à subida ao CNB1. Salesianos, Galitos, Brandoense e Diogo Cão são as 4 equipas que ainda podem ocupar no final uma daquelas posições.
Os 5 jogos que faltam disputar permitem 32 conjuntos de resultados possíveis, mas nem todos têm o mesmo grau de probabilidade.
Os Salesianos são os melhor posicionados para garantir a subida. Se vencerem o encontro em falta com o Gumirões asseguram o 1º lugar, mas mesmo que percam, continuam a poder ficar em 1º ou 2º. Só em dois casos os Salesianos podem cair para o 3º lugar: se perderem com o Gumirães e Galitos e Brandoense vencerem os jogos que lhes faltam, ou se Galitos e Diogo Cão vencerem os jogos que lhes faltam e o Brandoense perder com o Gumirães.
O Galitos está igualmente bem posicionado e só dependente de si próprio. Se vencer o encontro que lhe falta garante a subida, mas em caso de derrota no dia 16 quando receber os bracarenses do GDAS, terá de esperar pelo fim-de semana seguinte para conhecer o seu destino, pois nesse caso, se o Brandoense vencer Diogo Cão e Gumirães, o Galitos termina em 3º.
Brandoense e Diogo Cão encontram-se numa situação bastante mais difícil pois não dependem apenas dos seus resultados. Para terminar num dos lugares de subida o Brandoense precisa que Galitos ou Salesianos ou os dois percam o jogo que lhes falta. Se isso acontecer e se bater o Gumirães em casa e o Diogo Cão fora, o Brandoense assegura a subida.
Para o Diogo Cão o caso é ainda mais complicado, pois só um conjunto preciso de resultados lhe permitiria chegar ao 2º lugar. Necessita primeiro que o Galitos vença em casa o GDAS, que os Salesianos percam fora com o Gumirães e que o Brandoense vença em casa o Gumirães. Se isto acontecer tem ainda de vencer os seus 2 encontros, fora com o GDAS e em casa com o Brandoense. Se este cenário se concretizar, o Brandoense-Diogo Cão a disputar no dia 24, assumirá o carácter de uma final para decidir quem sobe ao CNB1.